O excesso de trabalho, a rotina exaustiva e tantos outros fatores do ambiente corporativo podem levar o profissional a desenvolver estresse e problemas de saúde físicos e mentais, que ocasionam queda na produtividade ou até mesmo afastamento do trabalho.

Para evitar que os colaboradores cheguem a este estado, algumas práticas ajudam a diminuir a exaustão e a aumentar o rendimento. Entre elas, destacam-se a ginástica laboral e a meditação. Ambas as técnicas possuem pesquisas e resultados comprovados quando o assunto é bem-estar no trabalho.

Fique conosco e saiba o que a ginástica laboral e a meditação podem fazer por você!

Os benefícios da ginástica laboral

A ginástica laboral consiste em técnicas de alongamento, exercícios físicos, correção da postura, respiração e controle corporal que promovem bem-estar físico e mental. É uma das modalidades mais usadas nas empresas que investem em ações de qualidade de vida no ambiente laboral. Conheça alguns benefícios desta prática:

Aumenta a produtividade

Fazer um intervalo durante o expediente e realizar alongamento e exercícios físicos relaxa o organismo, energizando o corpo e a mente para a execução de tarefas. Consequentemente, há melhora na produtividade e nos resultados do profissional.

Minimiza o estresse

Por meio dos alongamentos, a ginástica laboral é capaz de aliviar dores e diminuir a sensação de desgaste e tensão. A técnica também utiliza formas de promover a interação entre os colegas de trabalho para criar um ambiente mais amigável. Esses fatores são capazes de aumentar o desempenho e reduzir, significativamente, os níveis de estresse.

Reduz o cansaço e o sedentarismo

Ao relaxar a musculatura e melhorar o condicionamento físico, a ginástica laboral auxilia no combate ao cansaço e traz mais vitalidade ao nosso organismo. Com mais disposição, somos capazes de nos concentrar melhor no trabalho a ser realizado.

Além disso, a ginástica laboral melhora a circulação sanguínea, fornece mais nutrientes aos tecidos e promove maior movimentação da musculatura, reduzindo o sedentarismo e risco de doenças ligadas ao tempo que passamos sentados sem nos exercitar, como diabetes e infarto.

As vantagens da meditação

A meditação no ambiente de trabalho procura treinar a mente para ser capaz de aprimorar sua capacidade de foco. A prática consiste, sobretudo, em exercícios mentais, técnicas de respiração e controle corporal. Confira como ela pode contribuir com seu dia a dia profissional:

Ajuda a ter mais foco

Quando estamos muito irritados, a tendência é criar uma espécie de bloqueio que dificulta nosso processo criativo. A prática da meditação proporciona relaxamento mental e nos ajuda a ter mais foco no trabalho, permitindo tomar decisões melhores, aumentar nossa criatividade, concentração e produtividade.

Melhora a inteligência emocional

Profissionais que sofrem de estresse e problemas relacionados ao trabalho têm sua inteligência emocional afetada e podem até mesmo desenvolver depressão. A meditação ajuda a treinar e acalmar a mente, eliminando atitudes e pensamentos negativos. Com a mente limpa, somos capazes de aumentar nossa inteligência emocional, tornando-nos mais centrados e aptos a desenvolver nosso trabalho.

Alivia o estresse

O estresse é um dos grandes vilões para a queda da produtividade. Com a meditação, o corpo e a mente entram em equilíbrio, promovendo uma sensação de relaxamento e bem-estar. Isso ajuda a reduzir os níveis de estresse e aumentar a eficácia para a execução das atividades.

Como você pode conferir, a ginástica laboral e a meditação são práticas que ajudam a controlar o estado físico e mental e promover o bem-estar do nosso organismo. Profissionais com corpo e mente mais saudáveis tendem a ser mais produtivos e trazer mais resultados para a empresa.

Gostou das nossas dicas? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você e sua empresa.

 
Compartilhar: