Muito além dos treinamentos exaustivos, compromissos com patrocinadores e pressão da mídia, os atletas de alto desempenho precisam criar habilidades para lidar com as emoções.

Afinal, não são apenas as capacidades técnicas que diferenciam esportistas consagrados em relação aos malsucedidos, mas também a capacidade de concentração.

E, para se destacarem em suas modalidades, muitos atletas perceberam a importância da meditação na melhoria dos resultados, principalmente em relação ao foco e produtividade.

Para evidenciarmos a influência da meditação no sucesso dos vencedores, vamos mostrar neste post quatro pontos que consagram o treinamento da mente como um requisito essencial na busca pelos objetivos de quem vive do esporte. Confira!

1. Melhora a automotivação

Atingir metas ousadas, quebrar recordes, diminuir tempos, enfim, a atitude sempre acompanha a trajetória de um atleta de alto rendimento. E como se automotivar constantemente?

Além do auxílio de inúmeros profissionais, a meditação contribui para aumentar a disciplina, tendo uma influência direta na atenção ao momento presente, ou seja, muitos atletas treinam a mente para não desviar do processo que suas conquistas exigem diariamente e ao longo de um grande período de tempo.

Ficando mais calmo e excluindo os pensamentos vagos, haverá um fortalecimento dos positivos e, consequentemente, uma maior motivação para encarar os desafios.

2. Traz mais controle das emoções

Imagine um atleta de alto desempenho ficando tenso justamente no dia da competição mais esperada do ano. Um simples descuido com o foco pode colocar a perder todo o treinamento dos últimos meses.

Estudos mostram que a mindfulness — atenção plena ao momento presente e sem julgamentos — contribui com o controle das emoções.

Dessa maneira, as chances de um atleta ser derrotado por maus pensamentos ou até mesmo por conta da pressão de uma torcida adversária caem consideravelmente.

Tanto é que muitos atletas olímpicos das mais diversas modalidades encontraram na meditação uma resposta para investirem com mais qualidade na concentração antes das provas que exigem excelência em todas as capacidades físicas e mentais.

Ou seja, dominar as emoções é tão importante quanto a evolução física, a flexibilidade, força e resistência. E ainda ajuda no pós competições seja para lidar com a vitória ou com a derrota, já que ambas trazem impactos positivos e negativos nos sentimentos.

3. Combate o estresse

Seja por fatores externos ou internos, a maioria dos atletas de alto rendimento se depara com o estresse, muitas vezes motivado pela ansiedade em dias próximos das competições.

Por meio da mindfulness, ocorre um melhor rendimento em razão do pensamento ficar mais focado no presente, deixando de lado as divagações referentes ao passado ou futuro, que podem gerar tensões.

Com isso, os atletas de alto nível acabam evitando respostas automáticas, mantendo o foco em seus objetivos, com mais concentração no momento mais importante, como em uma partida, luta, corrida, enfim, dentro de sua atividade esportiva.

4. Aumenta o desempenho

Com a atenção direcionada ao momento presente, os atletas que praticam a meditação conseguem mais desempenho em suas atividades, pois o foco é muito maior, melhorando os resultados e a produtividade.

Como a meditação também contribui com a qualidade do sono, os esportistas de alto desempenho ficam mais descansados e com o corpo e mente tranquilos para encarar os desafios tanto dos treinamentos quanto das competições, assim como tantas outras pressões existentes na rotina.

Dessa maneira, atletas de inúmeras modalidades já descobriram a importância da meditação e hoje colhem bons resultados tanto na vida profissional quanto na pessoal.

Após ler este post, que tal compartilhá-lo em suas redes sociais para mostrar para outras pessoas como a meditação é um bom meio de auxílio para os atletas de alto rendimento? Compartilhe a informação!

Compartilhar: