Quando se fala em meditação, quase sempre vêm à cabeça os benefícios psicológicos que a prática oferece, como o autoconhecimento e o aumento da capacidade de concentração. No entanto, você já parou para pensar em como o corpo responde à meditação?

Meditar com frequência e da maneira correta resulta em melhoras no sistema nervoso, imunológico, nos músculos e até no coração, influenciando fatores como o metabolismo, a pressão arterial e até as ondas cerebrais!

Ficou curioso? Para conhecer 5 dos benefícios físicos da meditação, continue a leitura!

1. Reduz o estresse

Apesar de ser um problema que afeta principalmente a saúde mental, o estresse também causa vários efeitos no corpo. A meditação não só ajuda a combater esse problema, como pode literalmente causar mudanças no seu cérebro.

Uma pesquisa conduzida recentemente pela Escola de Medicina de Harvard, por exemplo, realizou testes com dois grupos de pessoas: um que praticou a meditação por 8 semanas, e outro que não.

Depois desse período, exames realizados mostraram que a amígdala (parte do cérebro responsável pelos sentimentos de ansiedade, medo e estresse em geral) ficou menor no grupo que praticou a meditação de atenção plena com foco na redução de estresse.

2. Previne doenças do coração

Um estudo parecido foi conduzido pela Associação Americana do Coração, que também dividiu as pessoas entre adeptos da meditação ou não.

Após a realização de exames com cada um dos grupos, foi descoberto que participantes que meditavam apresentavam uma redução na espessura das paredes arteriais, enquanto os que não meditavam não tiveram nenhuma mudança.

Na prática, essa redução significa menor risco de sofrer com problemas como o ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, conhecido popularmente como AVC.

3. Melhora a imunidade

Segundo um estudo desenvolvido pela Universidade da Califórnia, praticantes da meditação desenvolvem defesas mais fortes para o organismo.

Segundo o médico responsável pelo estudo, Clifford Saron, o bem-estar causado pela meditação é capaz de agir diretamente sobre uma enzima chamada telomerase, ligada ao sistema imunológico.

Para chegar a essa constatação, o estudo acompanhou 60 pessoas por três meses. Metade delas praticou a meditação e a outra metade, não. No grupo que praticou, as taxas da telomerase no organismo aumentaram em até 30%.

4. Ajuda a relaxar os músculos e aliviar dores

Durante a meditação, você desvia sua atenção para diferentes áreas do corpo, ao mesmo tempo em que aprende a controlar a respiração e a acalmar a mente. Tudo isso ajuda os músculos a ficarem mais relaxados, aliviando as dores causadas pela tensão.

Esse processo desencadeado pela meditação ficou conhecido como Progressive Muscle Relaxation — Relaxamento Progressivo Muscular, em português —, e tem respaldo científico.

Uma pesquisa feita com pacientes em período pós-operatório, por exemplo, concluiu que a técnica é bastante eficaz quando se trata de reduzir dores decorrentes de procedimentos cirúrgicos.

5. Ajuda a controlar o metabolismo

O metabolismo é o conjunto de transformações pelas quais passam todas as substâncias de um organismo vivo. Esse termo é muito usado quando se fala de processos como emagrecimento e ganho de massa muscular.

Um estudo conduzido na Índia com três monges tibetanos praticantes assíduos da meditação mostrou que a atividade influenciava radicalmente no metabolismo deles. As taxas variavam em até 60% em relação àqueles que não praticavam a meditação!

Desse modo, fica claro que a forma como o corpo responde à meditação vai muito além dos benefícios psicológicos, não é? Frequentemente, nosso bem-estar interfere na nossa saúde física — fato que vem sendo cada vez mais comprovado pela ciência.

Sendo assim, por que não continuar aprendendo mais sobre a prática da meditação e os benefícios que ela oferece para o corpo e para a mente? Apenda agora a meditar para melhorar seu foco e aumentar sua produtividade!

Compartilhar: