A quantidade de pessoas que apresentam estresse vem aumentando a cada dia. Os brasileiros estão em segundo lugar no ranking de maior nível de estresse, sendo que, em média, 70% da população sofre desse mal, de acordo com pesquisa da ISMA Brasil (Internacional Stress Management Association).

estresse pode ser gerado por diversos fatores relacionados a momentos decisivos da vida, insatisfação com trabalho, excesso de responsabilidades, problemas de relacionamento e muito mais. Sendo assim, se faz necessário um controle e prevenção desse problema tão significativo — e neste ponto entra a ISMA. Entenda mais a seguir!

O que é a ISMA Brasil e quais são seus objetivos?

ISMA significa, em português, Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse. É uma antiga e respeitada associação sem fins lucrativos. Tem por objetivo desenvolver pesquisar, prevenir e tratar o estresse no mundo, facilitando a disseminação de informações sobre o gerenciamento de tensão e áreas afins.

Como é o seu trabalho?

Como associação, a ISMA Brasil desenvolve diferentes tipos de trabalhos para orientar e auxiliar na busca pela diminuição dos níveis de estresse na vida em geral. Conheça alguns deles.

Realiza pesquisas sobre níveis de estresse e insatisfação com o trabalho

A realização de pesquisas é crucial para a melhoria da qualidade de vida, afinal, elas podem indicar se o estresse está aumentando ou diminuindo, podem apontar principais fatores de riscos e até mostrar possíveis tratamentos ou hábitos que auxiliam no tratamento da tensão.

Uma recente pesquisa sobre Meditação como Intervenção para o Manejo de Estresse em Servidores Públicos apontou que, após um programa de meditação, os participantes apresentaram níveis reduzidos de estresse. Cerca de 62.5% das pessoas acabaram o estudo sem estarem estressados, o que indica que a meditação pode ser excelente para o controle desse problema.

Responde questões relacionadas à psicologia

O site da ISMA apresenta páginas de perguntas e respostas variadas, sendo todas relacionadas ao tema de psicologia. As respostas são importantes para que as pessoas fiquem informadas e sejam capazes de se tratarem.

Em uma dessas questões, foi apontado que a prática de técnicas de relaxamento ajuda a reduzir dores. Os medicamentos podem acabar se tornando ineficazes durante o tratamento, enquanto o relaxamento apresenta melhores resultados a longo prazo.

Promove cursos de gerenciamento do estresse

Os cursos de gerenciamento do estress têm vagas limitadas para que possam oferecer uma experiência individualizada e são voltados para gestores da área de saúde e de recursos humanos, além de gerentes, executivos, treinadores, entre outros.

O curso é realizado todos os anos, apresenta certificação e avaliação individual. É ótimo para introduzir maneiras de reduzir o estresse e tensão dentro do ambiente de trabalho, onde é encontrado frequentemente.

Realiza congressos sobre trabalho

Todos os anos são realizados, em média, três encontros nacionais com participação de especialistas, onde são escolhidos temas atuais diferenciados a fim de promover discussões, alertar, informar e expandir o conhecimento acerca do estresse e dos assuntos propostos.

Portanto, a ISMA Brasil tem um papel fundamental na prevenção e tratamento do estresse, que é feito por meio de pesquisas, cursos e congressos a fim de trazer maior qualidade de vida a todos.

Gostou do artigo? Então, nos siga nas redes sociais para ficar por dentro do assunto! Estamos no YouTube, Facebook, Twitter, LinkedIn e Google Plus

Compartilhar: