Olhar para dentro, na maioria das vezes, é bem difícil. Muitas pessoas não desenvolvem a habilidade do autoconhecimento, principalmente por acharem que essa é uma tarefa conquistada apenas pelo lado espiritual ou que precise, necessariamente, do estímulo de um psicólogo.

O autoconhecimento, na verdade, surge com a prática diária de se descobrir em meio aos aspectos da vida, principalmente quando se trata do universo profissional. Afinal, é no ambiente de trabalho que passamos mais tempo  e é por lá que evidenciamos nossas características pessoais.

Que tal entender mais sobre o autoconhecimento e como ele está ligado ao desenvolvimento profissional? Continue a leitura e perceba o quanto é simples se conhecer de verdade!

O que é autoconhecimento?

O autoconhecimento é um processo contínuo e que precisa ser trabalhado ao longo da vida. Muitos costumam dizer que é um exercício genuíno de desapego das noções preconcebidas e preconceituosas que temos de nós mesmos.

Pesquisadores da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, comprovaram como as pessoas que têm menos julgamentos sobre seus pensamentos e sentimentos tendem a apresentar maior senso de clareza e autoconhecimento. 

A prática de se autoconhecer é um processo de autoanálise, em que são descobertas paixões, habilidades sociais, pontos fracos, limitações e qualidades. Esse mapeamento de si mesmo permite desenvolver uma inteligência emocional, de forma que você se coloca diante das situações como protagonista, sem dúvidas sobre como agir.

O que é autoconhecimento profissional?

No ambiente profissional, o autoconhecimento se torna essencial. Somos os únicos responsáveis pelo nosso sucesso e, para tal, devemos conhecer nossos talentos e respeitar nossas limitações. Autoconhecer-se é estar em constante aprendizado, para potencializar suas atividades no ambiente de trabalho e contribuir com os objetivos e resultados coletivos.

Quais são as formas de desenvolver o autoconhecimento?

Falando assim, parece complexo e quase impossível alcançar o autoconhecimento. Contudo, com atitudes simples é possível aprender diariamente um pouco mais sobre nós mesmos.

Olhando para si positivamente

Autoconhecimento muito tem a ver com autoestima. Por isso é tão importante olhar para dentro sempre com um sentimento positivo, sem se sabotar, nunca evidenciando apenas o que há de ruim, como nossos pontos fracos, medos e insegurança.

É claro que não devemos tapar os olhos diante das limitações, mas é preciso saber lidar com esses aspectos de forma otimista, sabendo que há sempre uma característica positiva que pode se sobressair.

Encontrando diferenciais

Se a dica anterior começar a funcionar, você vai perceber que dá para encontrar certos diferenciais em si mesmo. E isso não está voltado somente àquela especialização em determinada área, ou uma qualificação específica.

Às vezes, seu diferencial é a boa comunicação, a empatia com o outro, uma habilidade mais aguçada de observação, competências artísticas, melhor noção espacial, entre outros. Certamente, alguém já disse o quanto você é bom em alguma coisa nesse sentido.

Fazendo cursos de coaching

Hoje é comum encontrar cursos e treinamentos voltados para o autoconhecimento, de forma que um mentor, ou um coach, ajuda você a se encontrar com técnicas específicas e conceitos psicológicos ou filosóficos.

O cuidado, aqui, é não se tornar escravo de uma voz externa, que lhe diz o que fazer: o processo de coachingapenas mostra caminhos e ajuda a fortalecer suas percepções para trilhá-los sozinho.

Praticando meditação

Quantas vezes você já sentiu que estava insatisfeito com algo, como a vivência em um ambiente tóxico  seja ele de trabalho ou não? Para enxergar essa condição e transformá-la, você pode começar com meditação. Essa é uma ferramenta poderosa para a mudança e é o início do autoconhecimento.

Como disse o filósofo indiano Jiddu Krishnamurti em um discurso em Nova York, em 1950, meditar não é somente focar a mente em uma ideia, na repetição de uma frase ou em uma imagem. Meditar é saber se ouvir, lidar com os pensamentos livres, ordenando-os e aprendendo com cada um deles.

O autoconhecimento contribui para a inteligência emocional e a empatia no ambiente de trabalho, melhorando as relações interpessoais e a satisfação pessoal. Ele também permite identificar dificuldades e potencialidades no desenvolvimento da carreira e transforma consideravelmente a forma como lidamos com o nosso crescimento profissional.

Quer aprender mais sobre como ter autoconhecimento? Então assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como este.

Compartilhar: