Se eu lhe fizer a seguinte pergunta: “Você foi produtivo em seu último final de semana?”, qual será a sua resposta?

shutterstock_185422997-1.jpg

Provavelmente você irá pensar nas atividades que fez, nas pendências que resolveu, nos compromissos que teve, etc. Mas se por acaso você tiver ido à praia na sexta e voltado no domingo à noite, você irá considerar que teve um final de semana produtivo? Ou melhor, se você passou todo o seu sábado e domingo da cama para o sofá e do sofá para a cama, você foi produtivo?

A definição de produtividade no dicionário é:

  1. característica ou condição do que é produtivo.
  2. capacidade de produzir.

Já a definição de produtivo é:

  1. relativo a produção.
  2. que produz; produtor, producente, frutífero.

Definições Arcaicas

Não sei para vocês, mas para mim essas definições estão um pouco arcaicas. Não é para menos. O termo produtividade foi utilizado pela primeira vez em 1766*, e ganhou corpo com a Revolução Industrial. Claro, hoje nossos conceitos são totalmente diferentes.

Agir como uma máquina?

Voltando ao início do texto onde comentei a respeito de passar o final de semana do sofá para a cama e vice e versa, vamos agora olhar essa situação por um outro ponto de vista: você teve uma semana difícil, com muitas reuniões, teve muitos deslocamentos, resolveu problemas do condomínio, falou com a professora do seu filho sobre um assunto importante, e ainda fez mais algumas coisas… ufa! No sábado seu corpo praticamente implorou por descanso, e foi por isso que você acabou tirando dois dias para não “fazer nada”. Será que é coerente pensar que você não foi produtivo nesse final de semana? Pois se seguirmos essa linha de raciocínio, ser produtivo é apenas agir como uma máquina?

Um conceito diferente de produtividade

O conceito de produtividade do século XXI vai muito além disso. David Allen, autor da metodologia de produtividade chamada “Getting Things Done” e hoje considerado a principal autoridade no campo da produtividade** diz que Produtividade é um estado de alto engajamento, ­­- independente do que estiver fazendo! – É saber aproveitar melhor os momentos, alternando estados de concentração e relaxamento, que são essenciais para a produtividade. Se você realmente estiver de corpo presente naquela atividade e feliz com a sua escolha, você estará sendo produtivo, seja dormindo, participante de uma reunião importante, respondendo e-mails, aproveitando um dia de sol no parque, ou apenas passando o final de semana do sofá para a cama e da cama para o sofá.

* Informações do site Wikipédia

** Livro Getting Things Done

Michelle Rodrigues

([email protected]) Instrutora, Coordenadora do pós-treinamento da Call Daniel, formada em Relações Públicas, possui 5 anos de experiência na área de Treinamento Corporativo. Entre seus ideais está o de ajudar as pessoas a serem mais produtivas e organizarem melhor o seu tempo, afim de poderem aproveitar cada momento especial. É uma entusiasta pelo equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. A dança é uma de suas paixões, a qual se aperfeiçoa há 4 anos.

 

Compartilhar: