Qual a utilidade do facebook para você? Amigos, família, estudos, trabalho – sabendo isso, sua produtividade pode aumentar.

 

cama facebook 1 resized 600

 

 

Li numa reportagem da Folha o comentário de uma pesquisa acadêmica no Reino Unido sobre a produtividade das redes sociais. Eles falam em “teoria da co-presença virtual” e defendem que tais práticas desenvolvem a capacidade de comunicação e relacionamento entre as pessoas. Assim, mesmo que seu interesse no facebook seja apenas de fazer amigos, sua interação está desenvolvendo competências colaborativas.


Sem dúvida que será preciso definir com clareza o quanto de seu tempo poderá ser dedicado a isso, afinal não é para tornar-se um vício. Surgiram vários movimentos e reportagens para supostos viciados em facebook que não vingaram, quem sabe por falta de “vencedores”.

 

Pessoalmente, acredito que as redes sociais são nossas novas fortes aliadas no incentivo a leitura. O universo da leitura e escrita ganhou um grande fôlego com a prática de interação nas redes. Por pior que seja escrito ou por maior que seja a bobagem a ser lida, a leitura está sendo desenvolvida e abrindo novas possibilidades.


Afinal como usar o face com produtividade?

 

Defina primeiro quais são seus objetivos lá.

 

Face para o trabalho

Se este é seu principal uso não é só uma disciplina de horários que vai resolver. Será preciso escolher bem quem aceitar como amigo, prestar muita atenção no que escreve, curte e compartilha, para não manchar sua imagem nem criar atritos desnecessários. Planeje seus acessos com objetivos específicos e dê log-out assim que terminar o tempo estipulado. Procure criar regras e segui-las para ganhar em produtividade.


Face para a família

Sua família possui particularidades que podem não ser de bom tom sair espalhando publicamente. Brigas também devem ser resolvidas em particular, afinal elas sempre se resolvem mais cedo ou mais tarde e não faz sentido deixar a família inteira no meio do tiroteio. Além disso, uma boa conversa via voz vai resolver o problema bem mais rápido.


Face para amizades

Nossos amigos são pérolas e dizem que não precisaremos mudar de amigos se entendermos que os amigos mudam. Assim como eles, nós, nossos desejos e opiniões também mudam. Se os únicos amigos que você possui são os virtuais, dá para entender que exponha tudo de sua vida por lá. Se este não é seu caso, procure manter um pouco mais de privacidade e não ficar postando todos os passos que você dá. Só com esta atitude sua horas no face já diminuem bastante.


Face por falta do que fazer

Bem, isso não é verdade. Sempre existe algo mais produtivo a ser feito do que ficar distraído numa rede social, à toa. Se você tem o hábito de planejar seu dia é nesta lista de tarefas que seus olhos devem pousar sempre que estiver livre.  Se realmente é sua “hora do recreio” foque seu passeio por lá em coisas boas, que vão deixa-lo feliz, animado e com o gás todo para recomeçar os demais compromissos do dia.

 

A atitude eleita como a mais improdutiva é ceder a tentação de dar só uma espiadinha e perder-se por lá horas e horas.

 

Esta postura de esclarecer para si mesmo o significado das coisas é um hábito adquirido muito facilmente entre os usuários do método GTD. Você já conhece e usa? Compartilhe conosco suas experiências.

 

Abraços,

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

{{cta(‘51705e8a-82ab-4fa8-9cc6-00e765d5642a’)}}


Imagem : e17.com.br
Compartilhar: