Sobraram 5 minutos e você não vai verificar seus emails novamente. Nem dar uma espiada nas redes sociais. Vamos propor aqui algumas boas alternativas ok?

 

 

Depois que aderimos aos aparelhos tecnológicos móveis não há mais como ficar sem ter o que fazer. Quaisquer 30 segundos esperando um elevador podem ser ótimos para apagar algumas mensagens ou processar seus e-mails para as pastas corretas (veja aqui como organizar seus e-mails de acordo com o método GTD). Será que existe algum segredo para tornar-se mais produtivo?

Ao limparmos nossa caixa de emails a sensação de que nossa mente está clara nos invade, mas a verdade é que processar emails pode não ser a coisa mais agradável ou importante que fizemos. No final da sua vida, com certeza você se lembrará de ter alcançado seus objetivos, mas não do método que utilizou para alcançá-los ou de pequenas tarefas como excluir e-mails. Portanto, podemos encontrar algumas atividades alternativas mais interessantes para esses pequenos cinco minutos ao longo do dia?

Experimente estas:

  1. Verifique suas listas de tarefas – são coisas que você já parou para analisar e selecionou para realizar por seu interesse nelas.

  2. Ouça sua canção favorita – com seus fones de ouvido – vai aumentar sua energia em menos de 5 minutos.

  3. Leia – uma poesia, um pequeno trecho de livro que desperte uma grande satisfação ou incentivo pela vida. Frases famosas são alternativas que costumam cumprir bem este papel e ainda sobram uns minutos para refletir sobre elas.

  4. Comunique-se com alguém querido – via voz ou texto. Um simples “lembrei de você” pode ser eficiente.

  5. Presenteie – Envie ou apenas crie algo especial para dar a um aniversariante. Pequenos gestos demonstrativos de lembrança e valor podem surpreender. A sensação de presentear alguém pode nos fazer muito bem.

  6. Escreva para você – sobre você, sua vida, suas alegrias. Isso pode ajudá-lo a lembrar-se que viver é uma aventura incrível – que existem muitas alternativas.

  7. Mude seu campo de visão – muitas vezes basta apenas alterar a posição de sua cadeira. Respire profundamente para absorver isso.

  8. Contraia seus músculos – não precisa levantar 10kg ou qualquer outro grande volume que chame a atenção. Pequenos objetos pesados sobre sua mesa ou apenas algumas contrações de estômago, ombros, mãos. A sensação de relaxamento que vem depois é excelente para o bem-estar.

  9. Mova os compromissos – estique os olhos para seu calendário e reflita uns instantes para conferir se algo poderia não estar lá.

  10. Rascunhe algumas ideias de diversão para a próxima semana – sozinho ou acompanhado, a visita a um parque, exposição, biblioteca ou cinema são incentivos para lembrar-se que o amanhã está logo ali.

  11. Já pensou em brincar de cupido – faça uma lista de amigos solteiros que podem se dar bem e organize encontros. No mínimo estará conectando novas amizades.

  12. Fotografe momentos do seu dia a dia – qualquer smartphone cumpre este papel. A intenção é movimentar-se, tomar um ar fresco, ver o mesmo com outros olhos ou diferentes ângulos e alternativas.

  13. Diga olá para alguém nos corredores ou no café – alguém que ainda não conversa pessoalmente, que só conhece por email ou até que não tem a menor ideia de quem é. Nutrir bons laços sociais é a chave da felicidade.

  14. Reveja as fotos que você mantém no celular – aquelas que ficaram lindas e trazem lembranças agradáveis.

  15. Feche os olhos e respire lentamente – cochile se for possível. O silêncio interior pode trazer foco e equilíbrio.

 

Colabore conosco para aumentar esta lista de “minutos de satisfação”. São pequenas doses regulares de bem estar que conseguem revolucionar nosso “pique”, pois podem aliviar o estresse e aumentam nossa produtividade.

Abraços,



Imagem : pinterest.com

Tradução livre FastCompany

Compartilhar: