Estamos continuando o envio das 52 reflexões semanais do David Allen, traduzidas livremente do seu segundo livro, “Ready for anything”, onde ele traz textos para aprofundamento no GTD. Nossa querida Thais Godinho teve a brilhante ideia de compartilhar com o time da Call Daniel e nós estamos tomando a liberdade de enviar a cada semana para todos os assinantes do Blog “Dicas Call Daniel”.


Esta é a semana do meu capítulo preferido do livro!

Coisas não capturadas, não esclarecidas e não gerenciadas são um pouco donas de você e não te dão descanso. Nomear essas coisas te dá poder sobre elas. A melhor e mais produtiva maneira de fazer seu trabalho é ser seu mestre, não seu escravo.

 
readyFORanything.jpg 

O grande segredo das listas do David

(Vou escrever a parte a seguir em primeira pessoa, como o David faz, porque é muito divertida a forma como ele escreve nesse capítulo)

Como muitos de vocês já sabem a essa altura do campeonato, eu tenho algumas listas e muitas coisas dentro delas. É hora então de compartilhar um segredo muito sério sobre elas: alguns dos melhores projetos que eu já fiz nunca estiveram nas minhas listas!

 

“Quê?! Você vem me enganando esse tempo todo? As listas não deveriam ser o caminho para fazer as coisas acontecerem? Eu tive que tirar as coisas da minha mente, processá-las em projetos e ações, e escrever esses resultados em categorias objetivas para revisar constantemente porque você disse que esse era o caminho para eu executar essas coisas!”

 

Bom, isso realmente se parece com o que eu venho pregando. No entanto, esses comportamentos fazem um monte de coisas acontecerem porque eles ajudam a desbloquear projetos definindo o que “fazendo” se parece e o que “feito” significa, colocando o resultado desse processamento em um sistema que serve como gatilho para as ações. Mas muitas pessoas perdem o real motivo de se fazer isso. Você não monta suas listas de ações e projetos apenas para concluí-los e então fazer unicamente isso da vida (executar o que tem nas listas). Você processa as coisas que têm sua atenção porque aí você sabe que realmente pode fazer o que sente que deve ser feito. E realmente faz, com 100% do seu foco e energia criativa.

Eu simplesmente passei a minha manhã inteira podando o pinho enorme que eu tenho no meu quintal. E foi ótimo. Eu senti um fluxo criativo em minhas veias e tudo parecia estar no lugar certo e na hora certa. Mas “podar o pinho” não estava na minha lista. Pela manhã, apenas pareceu a coisa certa a se fazer.

Se eu não tivesse as listas que eu tenho e se eu não as tivesse revisado nos últimos dias, eu não seria capaz de confiar que o meu inventário de “trabalho definido” estaria completo e atualizado hoje de manhã. Sem esse processo de auto-consciência de renegociação, existiriam sombras assustadoras que poderiam me atacar a qualquer momento! E qual o melhor alívio (temporário) e (falso) senso de proteção que existe para as coisas feias e desconhecidas? Me manter ocupado!

Sem as minhas listas, eu provavelmente ainda teria aparado a árvore esta manhã, mas por todas as razões erradas possíveis.

 

Por sinal…

  • Quais são algumas das coisas mais criativas, divertidas e produtivas que você já fez e que nunca entraram nas suas listas?
  • O quão valioso seria criar uma maneira de se ter mais dessa sensação?
Tenham uma boa semana.

Compartilhar: