Um dia com 24 horas não é privilégio de ninguém, todos ganhamos este presente,  mas a autora Laura VanderKam diz que as horas não são iguais entre si durante este período. Baseando-se em suas próprias  pesquisas sobre rotinas de  executivos e os últimos avanços científicos ela garante:  as pessoas mais bem sucedidas escolhem os itens mais importantes para fazer antes do almoço. VanderKam argumenta que fazer uso inteligente da manhã é uma prática comum para as pessoas mais bem-sucedidas.

O que estes profissionais ou empresários sabem que o empreendedor comum pode não ter percebido ainda?


id21 resized 600

“Lembra-se  dos bons conselhos financeiros para pagar a si mesmo antes de pagar suas contas? Se você esperar até o final do mês para salvar o que lhe resta, não haverá nada sobrando. Da mesma forma, se você esperar até o fim do dia para fazer os itens que considera mais importantes ou significativos, porém não urgentes, como  refletir sobre como alavancar sua carreira ou crescer dentro da empresa,  dar mais atenção a sua família ou a sua prática de meditação, eles provavelmente não vão acontecer “, VanderKam escreve. “Se tiver que acontecer, então isso tem que acontecer primeiro”, diz ela.

Se você é do tipo que detesta acordar cedo e estica seus momentos na cama sempre que pode, não se preocupe, para tudo tem um jeito. Você não é o único, cerca de 10% a 20% das pessoas possuem o comportamento “coruja” e forçar-se para mudar isso pode não ser uma escolha sábia. Mas nada impede de experimentar com alguma regularidade a satisfação proporcionada por um dia que começa bem cedo.

Depois de algumas horas de sono repousante parece claro que nossas energias estarão em sua maior carga logo que acordamos. Esta é a melhor justificativa para você aproveitar o momento com seus projetos mais importantes  a longo prazo.

A autora brinda-nos com um processo de cinco etapas para ajudar na mudança com o mínimo de dor:

1) Monitore o seu tempo.

Para ajudar com as melhores escolhas sobre como empregar seu tempo daqui para frente o mais simples é verificar como esteve usando ele até hoje. Detalhe o máximo possível para perceber melhor o que andou fazendo.


2) Imagine a manhã perfeita.

Como poderia ser descrita uma grande manhã para você? Pensar nisso pode ser muito inspirador. Quem sabe uma nota de agradecimento ou uma meditação transcendental ainda de madrugada. Revisar os detalhes de um projeto especial antes de sair para o trabalho ou preparar o café da manhã e participar dele com todos da família?


3) Lance mão da logística.

Crie um cronograma de sua próxima manhã. Sinta-se seguro que terá tempo suficiente para realizar o que programou em sua agenda e leve em conta o melhor horário para começar em função disso. Porém lembre-se que para levantar em tal horário precisa deitar-se considerando o número de horas de sono que seu organismo utiliza para restabelecer-se.


4) Crie o hábito.

Você pode mudar gradualmente sua programação. Uma boa técnica para incentivar a mudança são as auto premiações, mesmo pelas pequenas vitórias ao longo do caminho.


5) Acredite ser possível.

Seus rituais podem mudar, se você decidir por isso. É natural a mudança. Avida e a natureza nos mostram isso.


Conte-nos qual é o seu ritual da manhã. Como pretende que seja?

+ Produtividade – Estresse

[email protected]

Especialista em Gestão do tempo e Produtividade


imagem: site.diagonal.com.br

Compartilhar: