Será que você prefere o estresse porque parece uma ótima desculpa para comer doces? Cuidado, assim o estresse vai te engordar. Mas a força do hábito (de qualquer hábito) é outro bom motivo sabia?

chocolate resized 600

 

Uma pesquisa realizada pela USP de Ribeirão Preto analisou a relação entre estresse e a dependência por alimentos doces. A pesquisa revelou que o estresse aumenta em sete vezes as chances de uma mulher se tornar dependente por substância doce. Outro estudo avalia o efeito do estresse em nossos hábitos (bons ou maus) dizendo “O que sabemos sobre a formação dos hábitos é que queremos que os comportamentos sejam fáceis de serem executados, para que as pessoas o repitam com frequência e ele se torne parte de sua rotina.”. Já o Instituto de Psicologia e Controle do Estresse oferece alguns testes para você perceber como anda sua relação pessoal, empresarial ou tecnológica com o estresse.

Então é fato e não se pode negar. Em alguns momentos preferimos “estar” estressados porque ele nos leva a alguns prazeres doces ou porque nos mantém numa zona de conforto chamada hábito.

Para entender melhor porque o estresse reforça seus hábitos você precisará perceber o quanto o estresse mina sua energia e o enfraquece. É este desânimo que nos “amolece” a coragem para fazer diferente. Ficamos fracos, apáticos e sem vontade de “mudar” nada. Assim a zona de conforto é mantida, e o estresse também. O efeito chocolate é parecido. Ele nos traz uma pouco de “paz” em meio à tempestade. Como é energético consegue inclusive nos animar por algum tempo. Consegue entender o mecanismo se autoalimentando?


Uma vez conscientes dos males provocados pelo estresse e sabendo que ele pode até ser mortal, nossa tendência será manter o máximo de distância dele da maneira mais consciente e natural possível. Com esta finalidade um dos recursos é se informar o máximo possível, como você está fazendo agora. Para perceber com mais facilidade a aproximação deste inimigo e defender-se dele, ao invés de tornar-se aliado e colaborar para que o problema aumente.

Não vai adiantar então querer brigar com o estresse quando estiver mergulhado na crise.

Espere um melhor momento para adquirir os novos hábitos. Enquanto isso vá anotando, conhecendo os caminhos possíveis para identificar os sinais do estresse antes de ser dominado. Então ataque! Defenda-se! Quanto mais visível e transparente este processo for para você, mais hábil você estará para ganhar esta “briga”.

 

Para encerrar fica a dica publicada no site Terra “10 maneira NATURAIS de aliviar o estresse”. Assim que a crise passar, aproveite para agir.


Abraços 

+Produtividade -Estresse

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade

 

imagem: webarcondicionado.com.br


Compartilhar: