Pré requisito: leitura do guia de introdução

Você ouviu falar em ToDoList? Agora separe “To do List” e traduza se preferir “Lista para fazer”. TOdo List é um termo espalhado pela internet que indica apenas uma lista de tarefas a ser feita por alguém. Em nosso artigo sobre Os benefícios que o GTD pode lhe trazer e em nosso Guia de introdução ao GTD você viu a importância delas e pode até já estar fazendo as suas.

todolist resized 600

Muito provavelmente você encontrou alguma dificuldade ao criar, revisar ou manter suas ToDoLists separadas por contexto (onde estou, com quais recursos). E pode até ter mudado de ideia algumas vezes sobre qual a melhor lista @ação para cada uma. É normal. Mas pode deixá-lo tão frustrado que pensou até em desistir delas. Passadas as dificuldades iniciais, o que realmente atrapalha não é só decidir em qual To Do List você vai lançar a tarefa, mas principalmente estar com suas listas funcionais. Ou seja, elas estão aumentando minha produtividade?

Segundo o site GizModo que até critica a ToDoList, um dos segredos para fazê-la funcionar é treinar seu “músculo mental” para realizar a revisão como um hábito:

“…segundo Allen, listas de tarefa só funcionam quando são revisadas regularmente. Pelo menos uma vez por semana, você tem que atualizar seus to-do’s. Releia sua lista. E, se deixou de fazer algo, verifique se a tarefa é mesmo relevante. Se for, renegocie seu prazo ou delegue-a para alguém.

Quando deixamos de revisá-la rotineiramente, a to-do list vira guilty-list — a lista de sentimentos de culpa. E então você vai evitá-la, vai odiá-la completamente. E vai detestar juntamente todos aqueles aplicativos que você comprou para armazená-la.

Acostume-se a revisar sua lista sempre no mesmo dia e no mesmo horário. Porque, então, aos poucos você desenvolverá uma espécie de memória muscular da tarefa, que a deixará mais natural.  …”

Se você não está dando conta de fazer tudo o que colocou nas listas e mora em Portugal, pode contratar uma empresa que se propõe a executar e riscar os itens da lista para você, pelo menos as de fora do escritório. Para seu trabalho vai precisar se organizar até conseguir.

Sua ToDoList será uma poderosa aliada assim que você aprender como fazê-la bem, separando realmente @ação (ações únicas) de Projetos (conjunto de ações sequenciais). Assim que conseguir criar boas listas e adquirir o hábito de revisá-las regularmente para manter sua eficiência, tudo o que precisará é escolher a lista adequada ao contexto. Ou seja, estou no lugar certo, com as ferramentas certas e com tempo suficiente para fazer a minha ToDoList acontecer?

A prática é a mãe da perfeição. Apenas quando ficar realmente confuso sobre tudo isso é que finalmente começou a aprender. Antes disso nem confuso você ficava. Errar faz parte do processo de assimilação e você só não vai conseguir se desistir antes. Como tem sido sua experiência com as listas? Comente no blog!


Abraços 

+ Produtividade -Estresse

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade

 

imagem: professoresdosucesso.com.br


Compartilhar: