Quando o ano acaba vem aquele pensamento: puxa, o que eu fiz nos últimos 365 dias? Descubra alguns caminhos para aproveitar melhor seu 2014.

 

maistempo resized 600

 

A primeira ideia é que se tivéssemos mais tempo poderíamos…

Como não dá para aumentar as 24hs disponíveis, vamos encontrar caminhos para usá-las melhor. Escolher mal onde empregar nosso tempo tem sido dos maiores gargalos para a produtividade nestes tempos modernos.


Existe uma maneira de escolher melhor?

Vamos supôr que um de seus maiores desejos para 2014 seja retomar a academia ou criar o hábito de praticar  yoga. Mas já percebeu em 2013 que não está conseguindo encaixar em sua agenda e sente-se muito desconfortável com isso. Vamos escolher melhor agora, para terminar 2014 mais felizes com nossas escolhas.

 

Se continuar fazendo a mesma coisa, obterá os mesmos resultados…

Sim, para ter mais tempo para algo será necessário redistribuir suas horas ou eliminar compromissos. Estabelecer prioridades, neste momento, será fundamental.


Você começou a reforma do departamento, mas o orçamento não está dando conta das despesas. Sua prioridade deve focar: primeiro aumentar as entradas financeiras, segundo investir na reforma. Entende a dependência aqui? Não adianta se comprometer com mais três projetos que tomarão seu tempo se sua saúde está comprometida e precisa ser priorizada. Isso vale para o equilíbrio entre outras áreas da sua vida, como reformas e finanças ou cursos e tempo com os filhos.

 

Como próxima ação, você pode programar 30 minutos em sua agenda nesta semana para:


Planejar

Liste boas ideias para 2014.


Priorizar

Perceba as dependências que as tarefas possuem entre si e defina suas prioridades. Lembre-se: você pode fazer tudo, mas não ao mesmo tempo!


Organizar

Selecione o tempo de dedicação apropriado, dias, horários, frequências. Com esses dados, você poderá descobrir quanto tempo será necessário para cada atividade e se hoje você tem condições de inserí-la em sua vida.


Revisar e Fazer

Experimente seu planejamento para sentir se está funcionando na prática. Se não está, mude. Revise quantas vezes perceber necessário para contribuir com as ações. Depois de se planejar e testar durante algumas semanas, mude o que não estiver funcionando. É provável que você precise mesmo fazer ajustes.


Para se planejar, você pode utilizar o método GTD, criado por David Allen, que serve justamente para organizar projetos pessoais e profissionais de modo que sua vida tenha coerência. Clique aqui para baixar o livro Introdução ao GTD, da Call Daniel. Ele está recheado de boas dicas que cabem em seu Outlook.


Se não está fazendo o que planejou pode ser necessário alterar algo.

Procure gerenciar sua agenda de modo que comprometa menos dias e defina horários mais flexíveis.. Uma sugestão: as segundas-feira podem ser ótimas para o yoga (que vai realinhar e equilibrar você para os desafios da semana) mas péssima para as aulas de natação (afinal está moído fisicamente depois de um final de semana agitado).

Algo precisa de silêncio absoluto e 2 horas para ser bem feito (um relatório, por exemplo). Já um relaxamento via respirações profundas vai exigir apenas 1 minuto, 3 vezes ao dia e funciona como mágica para acalmar os ânimos exaltados. Cada dia e horário têm suas particularidades, assim como você têm necessidades diferentes, então essas informações precisam ser levadas em conta ao fazer seu planejamento.

 

Desejo que em 2014 você tenha mais tempo bem empregado: tempo que produz os resultados desejados.

Se ainda não conhece o método GTD para fazer acontecer, experimente nosso e-book “Introdução ao GTD”. Se já conhece, usa e precisa de um apoio especializado entre em contato conosco.

Até mais,

Daniel Burd

Especialista em Produtividade e Gestão do Tempo da Call Daniel

describe the image

Imagem : maternarvida.blogspot.com.br

Compartilhar: