(Este artigo foi escrito originalmente por David Allen e publicado no blog oficial do GTD. Por esse motivo, ele está em primeira pessoa, como se fosse o próprio David falando. A Call Daniel está autorizada a traduzir e publicar esses textos em seu blog por ser a franquia brasileira exclusiva do método GTD.)

Ao longo dos anos, tem se tornado cada vez mais útil em meu trabalho ajudar as pessoas a entenderem um pouco mais o ecossistema do método GTD® (em particular, o assunto prioridades) enquadrando seu raciocínio e poder de tomada de decisão através do meu modelo de altitude:

Térreo: Calendário/Ações – É o terreno da execução. Ligar para o Fred. Comprar fita crepe. Rascunhar proposta. Enviar e-mail para a Suzana.

Horizonte 1: Projetos – São as coisas que você se comprometeu a concluir e que uma única ação não conclui. Organizar festa de aniversário para a Bárbara. Configurar meu novo Macbook. Implementar orçamento anual. Contratar um novo diretor de Marketing.

Horizonte 2: Áreas de Foco e Responsabilidade – Responsabilidades atuais no trabalho e o status de aspectos-chave da sua vida pessoal. Quais são seus papéis e responsabilidades no trabalho? Que áreas da sua vida precisam ser mantidas em um nível legal? Fazendo uma revisão de todas essas áreas e papéis, que projetos deveriam estar na sua lista que ainda não foram identificados? Ou será que existem projetos que deveriam sair dela?

Horizonte 3: Metas e Objetivos – O típico nível estratégico. Metas e a direção da empresa e do seu trabalho como um todo. Coisas que você quer alcançar pessoalmente, um pouco mais a longo prazo. A definição do que seria atual e novas áreas-chave para você.

Horizonte 4: Visão – Carreira, escolhas relacionadas ao seu estilo de vida. Esse é o emprego que você quer ter? Você está no "jogo" certo? O que significa sucesso a longo prazo – como se parece, soa ou faz você se sentir? Talentos, habilidades, interesses de maneira geral.

Horizonte 5: Propósito e Princípios – A vida. Você está vivendo a vida que você gostaria de viver? Questões diversas relacionadas à qualidade de vida. Valores, equilíbrio, estilo, dons, expressões pessoais.

O que você acha de tudo isso? Bem, muitas vezes eu encontro as pessoas tentando resolver um problema de Horizonte 4 dentro de uma solução no Horizonte 2. Ou tentando resolver um problema no Térreo com uma solução do Horizonte 5. E isso não funciona – quer dizer, pior ainda: cria uma frustração profunda e confusão porque elas sabem, de alguma maneira, que essas questões que elas estão tentando resolver são mesmo importantes.

Qualquer um desses níveis pode ser bom de começar esse trabalho se o nível em questão estiver chamando a sua atenção. No entanto, tentar resolver o problema de uma caixa de entrada lotada (Térreo) agonizando que "esse não é o emprego para você" (Horizonte 4) vai te deixar maluco. É por isso que normalmente eu ensino as pessoas a "irem de baixo para cima" – se o seu dia a dia não estiver funcionando, será bem difícil conseguir tomar decisões reais em qualquer outro horizonte. Obter controle onde você está agora mesmo é um pré-requisito para um raciocínio saudável sobre onde você deveria estar.

Compartilhar: