Você poderá evitar o estresse usando técnicas específicas para aquele contexto. Acerte na ferramenta e terá resultados mais palpáveis.

evitar o stress

 

A maior parte dos  momentos que o estresse nos domina ele o faz tão bem que nos deixa tontos.

Você pode nem conseguir identificar onde, como ou porque chegou a tal ponto. Onde eu comecei a me irritar? Será que foi em casa, porque minha camisa molhou de café? Ou será que foi naquele farol que o trânsito se complicou e me fez chegar atrasado? Pode ter sido quando abri meus emails e vi aquela “bomba”  pronta para  explodir.


Prestar bastante atenção em sua rotina para identificar os grandes gatilhos de seu estresse  o colocará em uma posição com boa vantagem competitiva: você conhece o inimigo. Conhecendo bem poderá descobrir as melhores armas para enfrentá-lo. Concorda? Então vamos imaginar que seu primeiro grande inimigo identificado seja o trânsito. Bom, o trânsito está totalmente fora do controle de qualquer pessoa. Uma simples garoa pode complicar muito a qualquer momento. Como lidar com isso?

 

O primeiro passo neste cenário poderá ser resignar-se.

Gritar, falar palavrões e permitir-se um ataque cardíaco por ele é totalmente antiprodutivo. Parar de brigar com o fato, aceitá-lo e aproveitá-lo da melhor maneira possível já pode ser uma escolha bem mais eficiente. Quem sabe ouvindo um áudio livro e revisando a palestra em DVD de algum curso de línguas ou MBA. Fazendo exercícios de relaxamento para braços, pernas, mãos ou pescoço. Se esta opção passiva não faz o seu estilo, pode optar por algo mais radical como sair de casa 2 horas antes. Esta solução não é uma má ideia se conseguir se organizar para usar este período (dentro ou apenas próximo ao trabalho) com alguma atividade particular. Natação, quem sabe? Na melhor das hipóteses pode fazer um bom acordo com seu superior para um horário alternativo de entrada e saída na empresa, antes ou depois do hush. O alívio no estresse vai proporcionar uma maior produtividade e todos saem ganhando com isso. Não esqueça que passar muito tempo sentado faz mal ao corpo então coberturas de assento massageadoras e um banco confortável que permite várias posições aliviam o estresse também. A solução do meio é descobrir novos percursos alternativos, nem que precise usar seu final de semana para isso.

 

O trânsito pode não ser um de seus grandes vilões. Para evitar o estresse você primeiro precisa identificar claramente quais as suas principais causas pessoais. Depois descobrir os mecanismos mais eficazes para lidar com este problema específico. Use a analogia do clínico geral e dos especialistas. Todos estão bem preparados, mas possuem profundidade de conhecimento em assuntos diferentes. Se sua dor é na garganta não vai consultar um neurologista, vai? Nem tomar um antigripal se os sintomas são de depressão.

 

Conte-nos seus “truques” para evitar o estresse em casos bem específicos que já tenha identificado em sua rotina. Vai ajudar todos nós, tenha certeza disso.

Abraços 

+Produtividade -Estresse

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade

 

imagem: transitomaisgentil.com.br


Compartilhar: