Existem mitos sobre o GTD, são apenas mitos difundidos pela descrença do que ele consegue fazer ou pela desistência de algumas pessoas frente ao que parece ser seu maior desafio: a disciplina com foco. Hoje estou listando mais 3, envie os que você já conhece para esclarecermos aqui OK?

Não é porque não vemos que não existe. Já temos a partícula elementar batizada como bóson de Higgs que não me deixa mentir. Sua existência – fundamental para explicar porque a matéria tem massa elementar – foi anunciada há quase 50 anos. Este trabalho teórico foi finalmente provado no ano passado (2012) em experiências feitas no gigantesco colisor do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN).

Para provar uma teoria será preciso colocá-la em prática exaustivamente. Impressões superficiais não são o mesmo que análises estatísticas. Isso não quer dizer que não existem exceções às regras. Só você saberá dizer o que é bom e funciona para você.

Aqui vão os 3 mitos escolhidos desta vez:

1. GTD mais atrapalha que ajuda


O GTD aumentou o meu trabalho. Mentira. Ele apenas deixou claro para você TUDO o que realmente gostaria de fazer. Aplicando o método você terá uma visão de 360⁰, inédita até então. Afinal você precisa de um método de organização para conseguir realizar o que se propõe ou para esconder sua vida debaixo do tapete?

O fato de, até agora, você não ter atingido esta visão ampla não significa que suas coisas não estavam ali. Elas sempre estiveram, você apenas não as via, ou esquecia que tinha visto.

2. Só funciona no papel


Mentira. Quanto mais uma metodologia se difunde porque é muito boa, e mais pessoas começam a usá-la, mais críticos superficiais surgem. Vi alguns comentários de que este método já está ultrapassado porque foi criado para ser usado no papel. Essa afirmação é frágil e infundada pelo simples motivo que o método está vivo e funcional pelo próprio criador – David Allen – e seus discípulos que não param de crescer. Existe até o projeto de criação de um software próprio.

A verdade é que o GTD só funciona se aplicado com vontade, seriedade e disciplina. Escolher as ferramentas é uma liberdade que o GTD oferece porque funciona em qualquer uma. Esta versatilidade é tão inacreditável que assusta, alguém pode estar atribuindo sua desistência as ferramentas que escolheu achando que elas podiam ser imprescindíveis.

3. GTD é complicado


Mentira. GTD é o método mais clean que surgiu até agora. Simples, versátil e eficiente, sua única exigência é a disciplina. O sistema organizacional que você já usa, seja ele qual for, pode funcionar seguindo as diretrizes deste método. Sua mecânica funciona em qualquer contexto.

Você pode florear o quanto quiser, basta que primeiro tenha adquirido a disciplina necessária e a transformado num hábito. Para isso começar você não vai precisar de muito, um bloco de notas, uma agenda que desperte você para os compromissos, lápis ou caneta, uma caixa de entrada e disciplina. Acabou. Como algo pode ser considerado complicado exigindo tão pouco de você?

Neste vídeo David Allen desmascara o mito de que GTD é complicado e explica como atingir a parte de “mente como água”.

Envie suas dúvidas, faça perguntas. Vamos adorar responder!

Abraços

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

Imagem: uol.com.br

Palavra chave:

Compartilhar: