Compilei alguns artigos com dicas práticas para você ganhar alguns momentos extras durante as mesmas 24 horas do dia. Sua agenda pode estar lotada e ainda assim conseguirá minutos preciosos.

 

 

Muitas vezes dizemos: “o que eu não daria por uma hora a mais hoje?”. Nem sempre é para algo no trabalho, podem ser uns poucos momentos de ócio, meditação, risadas ou uma atividade física regular. Nesta lista, espero, você vai encontrar pelo menos uma maneira de “encaixar” este tempo extra em sua agenda. Seja esporádico ou regular. Se ainda não tentou alguma, vale a pena experimentar, inclusive mais de uma vez antes de desistir dela.


  1. Obtenha clareza sobre a situação atual

Muitas vezes basta olhar com mais cuidado para o que está acontecendo atualmente para encontrarmos boas alternativas de barganha. A aula de inglês pode mudar de horário, economizando no tempo que gasta indo e vindo. Os últimos 15 minutos do almoço podem ser usados para ler “aquele livro”. Sair mais cedo de casa e fazer algo diferente com as horas (e paciência) perdidas no trânsito engarrafado. Só você poderá experimentar as alterações para certificar-se que funcionam ou não. É preciso saber exatamente onde você está antes de escolher o próximo passo.


  1. Crie listas

Listas de tarefas às vezes apavoram por seu volume de coisas a fazer tão objetivamente expostos. Quando possuem marcações de tempo necessário e prioridade então, não some as horas. Olhe para elas com olhos oportunistas. Com estas listas nas mãos dificilmente você continuará “perdendo” aqueles minutos preciosos parada, esperando por algo que ainda não começou. Filas, trânsito, salas de espera, falta de inspiração. Elas servem inclusive para lembrá-lo de parar uns minutos e recuperar o fôlego. Não só para mantê-lo em ação constante.


  1. Priorize

Não tenha medo de mudar de ideia. As prioridades mudam para todos nós. Mas ter uma clara percepção do que é prioridade para você neste momento produz uma sensação de missão cumprida maior. Além de economizar muito tempo perdido fazendo coisas menos úteis ou importantes, que não o levarão onde quer chegar.


  1. Diminua

Esta dica costuma ser muito mal aproveitada. 5 minutos aqui, 15 minutos lá e de grão em grão você pode economizar uma hora inteira por dia, todos os dias. A grande dificuldade que as pessoas encontram é não poder juntar estes minutos porque seus compromissos já estão marcados. Então nunca verão os 60 minutos juntos. Não é verdade se você usar estes minutos para ações que só precisem deles. Pense, se algo está em sua lista e precisará ser feito, vai ocupar você em algum momento. Ou melhor, vai deixa-lo desocupado até por mais de 1 hora, visto que já foi realizado durante os intervalos vagos. Tenha menos, carregue menos, fique mais leve.


  1. Organize-se diligentemente

Se sua organização colocou várias pequenas tarefas para serem realizadas em sequência e você conseguiu realiza-las nos intervalos, touché, agora está com esta sequência de minutos livre. A organização facilita tudo. Cada coisa em seu lugar facilita a localização. Sua mesa está com as “ferramentas” no fácil acesso? A beleza estética que seus olhos captam num ambiente organizado interferem em sua disposição e produtividade.  Chegar ao compromisso sem as ferramentas que vai usar lá podem causar prejuízos enormes.


  1. Delegue

Acredite nesta possibilidade. Você não precisa confiar nas pessoas para sempre, só até que provem o contrário. Muito do que você faz pode ser repassado. Em várias situações, o tempo gasto em manter o controle e acompanhamento da execução é muito menor que realizar a ação. Depois de algum tempo vai aceitar e beneficiar-se desta prática. Muita coisa é melhor feita que perfeita.


  1. Desista

Algumas vezes insistimos em algo por que… Revise seus porquês, compare com a realidade prática dos resultados e desista. Nem tudo vale o esforço. A tênue linha que separa o teimoso do perseverante muda de uma pessoa para outra. Qual a sua?


  1. Mude seu ponto de referência

Se acreditar que a tecnologia veio para melhorar sua vida, não se permita acusa-la de vilã. Você está sendo MUITO mais produtivo hoje. Receber ou enviar informações em tempo real produz realizações tão rápidas que poderiam ser consideradas bruxarias há algum tempo atrás. Você pode fazer mais em menos tempo, não quer dizer que precisa. É uma escolha sua. Quem mora no campo ou trabalha em tantas outras profissões, continua vivendo, noutro ritmo.


  1. Escolha não ser a vítima

Não precisa ser o vilão. Não sendo a vítima já está de ótimo tamanho. Perceber a mesma situação como uma escolha sua, porque prefere um carro novo ao invés de andar de bicicleta, traz poder. Seu medo de arriscar é maior que sua vontade de mudar? Aceite sua escolha e sinta-se feliz pela maneira como se cuida e se protege. Uma hora a mais de sono ou alguns reais a mais em frutas, que vão promover saúde e bem estar, são uma questão de sobrevivência também. Escolha e goste, ou mude. Pare de fazer coisas que você não gosta.


  1. Aprenda a dizer “não”

Quando você se compromete com algo e não cumpre, está se desvalorizando. Quem contou com você, acreditou em seu “sim”, fez isso porque confia e valoriza você. Se algo não cabe em sua agenda, disposição ou condição, converse. O diálogo aberto e frequente resolve muita coisa. O tempo perdido tentando fazer algo que deveria ter dito não, mas não disse, pode ser prejudicial para mais pessoas que apenas você. Veja estes 4 bons motivos para dizer não e inspire-se.


  1. Crie seus tempos

Caso você não respeite as horas de sono, descanso, lazer ou diversão que seu corpo e mente precisam, eles vão adoecer e te colocar na cama (ocioso) do mesmo jeito. Quando você não reserva espaço em sua vida para ser feliz, seja com a família, os amigos ou sozinho, sua vontade de viver diminui. Convivemos cada vez mais com as máquinas, não podemos nos confundir com elas.


  1. Revise

Aceite que a única coisa permanente no mundo é a mudança. Resistir a ela é inútil. Em maior ou menor grau tudo está mudando o tempo todo. Para manter um mínimo de controle sobre isso você vai precisar olhar de novo, olhar diferente, mudar de ideia. Esse remanejamento do tempo dedicado a isso ou aquilo é uma tática eficiente e ao seu alcance. Revisar suas conclusões, decisões, escolhas, estratégias, metas e objetivos é um ato constante e regular para manter-se no controle. Tão necessário quanto respirar para manter-se vivo.



Se nada do que sugeri aqui funcionou para você, comente, eu irei atrás de mais opções OK? Mas se você já tem sua “arma secreta” que funciona, por favor, compartilhe conosco!

Para saber mais dicas já, selecionei estes artigos: 10 maneiras, 13 maneiras, 36 maneiras.

Abraços

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.



Imagem:  poemadoceu.com


Compartilhar: