Estresse e depressão estão intimamente ligados. De mãos dadas um vive aparecendo onde o outro está. Segundo a MDSaúde, que discorre sobre o assunto detalhadamente “…A depressão é uma doença psiquiátrica capaz de causar inúmeros sintomas psicológicos e físicos. Seu sintoma mais conhecido é uma profunda e prolongada tristeza, o que não significa que toda tristeza esteja relacionada necessariamente a um quadro de depressão.  …”

 

anti depressao resized 600

Quando a depressão nos abate, enche nosso coração de tristeza, dúvidas e pensamentos ruins. Pensar coisas ruins sobre tudo é estressante. De lá para cá, fatores estressantes provocados por perdas pessoais, por exemplo, deprimem qualquer um. Como vimos, um puxa o outro.


Existem muitas sugestões para evitar ou identificar e controlar o estresse, ele é mais fácil de se perceber do que é a depressão, apesar de não menos perigoso. A depressão vai chegando de mansinho, quando notamos pode ser tarde. No site EscolaPsicologia você encontrará sintomas, causas e tratamento. Eles garantem que a depressão também tem controle, mas como pode ser bem mais profunda ou complexa, para não usar medicação (que não cura) poderá ser necessário muito esforço nas terapias. São as terapias, em suas mais diversas apresentações que podem curar.


Um exemplo prático para tentar diferenciar o que é depressão de o que é estresse está no comportamento: o estresse, no geral, nos deixa mais agitados e a depressão causa mais apatia. O estresse constante pode ser uma porta de entrada para a depressão. Assim, manter o estresse sobcontrole deixará você com menos um motivo para tornar-se depressivo. Entenda melhor a depressão no artigo do Centro de Estudos em Psicologia.


Portanto não se engane, estresse é perigoso, pode ser mortal e não devemos descuidar. Escolha algumas ações preventivas e use-as regularmente para manter seu equilíbrio.


Abraços 

+Produtividade -Estresse

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade

 

imagem: pilatesnavila.wordpress.com


Compartilhar: