Neste texto, você vai entender o que significa alcançar níveis mais altos no GTD e de que forma essa prática vai auxiliá-lo.

altitude resized 600

A medida que sente-se confortável com os novos hábitos adquiridos no uso disciplinado do GTD, você começará a sonhar mais alto. Quanto mais confortável e confiante de que finalmente você consegue manter o controle e entregar as soluções dentro do prazo, mais audacioso tenderá a ficar. Seu foco e suas prioridades ampliam, suas expectativas se expandem e a névoa que cobria tudo começa a se dissipar.

Segundo o livro “A arte de Fazer acontecer” de David Allen, existem pelo menos 6 perspectivas a partir das quais você define qual é o seu trabalho e quais as prioridades dentro dele. David Allen faz uma analogia com a ideia de altitude e as descreve assim:

 

Decolagem: ações atuais

* * *
A maioria de nós possui algo com no máximo 40 itens. Quem sabe entre 300 e 500 horas de ações a serem executadas caso nenhuma mais entre na fila. É a composição de suas listas de tarefas @Rua, @Ligações, @Reuniões…
Ou seja, se você parasse seu relógio agora, conseguiria resolver todas essas tarefas cotidianas num período de tempo similar a esse. É bastante coisa, mas a boa notícia é que você não precisa fazer isso tudo de uma só vez – basta administrar suas tarefas no dia a dia.

 

10 mil pés: projetos atuais

* * *
São as ações acomodadas em prováveis 30 a 100 projetos ativos que você deseja completar em curto prazo. Trocar o smartphone, fazer exames médicos de rotina, incrementar as vendas em 30% nos próximos 6 meses…
Projeto, no GTD, é toda tarefa que demande mais de uma ação para ser concluída. Mas não se sinta preso a esse número de projetos – há pessoas que têm muito poucos, assim como pessoas que possuem mais de 200 projetos em andamento – esta é somente uma média.

 

20 mil pés: áreas de responsabilidade

* * *

Você interage em diversas áreas na sua vida. No GTD, elas são conhecidas como áreas de foco ou de responsabilidade. Significa que você atua como pai, esposo, coordenador, esportista, amigo, filho, entre outras. Cada pessoa tem suas áreas de atuação. Cada uma dessas áreas tem projetos e objetivos. Conhecê-las é importante para verificar se uma não está sendo deixada de lado em detrimento de outra, gerando um desequilíbrio.

Seus projetos surgem em função das áreas em sua vida que assumiu responsabilidades, almeja conquistar resultados e manter os padrões. Saúde, família, educação, planejamento administrativo, atendimento ao cliente, análise de mercado…

Revisar essas responsabilidades colabora na determinação do valor específico de seus projetos e ações.

 

30 mil pés: metas para um a dois anos

* * *

Em vez de resoluções de ano novo, o que o GTD propôe é que você trabalhe com objetivos (goals) de hoje (momento atual) até dois anos adiante. O David acredita que, dentro desse período, fica mais fácil controlarmos e nos planejarmos para realizar tais objetivos. Um ano é muito pouco, dois anos são um panorama melhor e ainda assim dentro da nossa esfera de influência e controle.

A importância de seus projetos aumenta ou diminui quando você conseguir identificar uma clara relação com metas maiores. Tanto pessoal quanto profissionalmente, escalonar suas prioridades com base em objetivos mais distantes fortalece o percurso da conquista. Quais são mais impactantes? Mudar de emprego, concluir a pós graduação, fazer um intercâmbio… esses são exemplos de objetivos de curto prazo que delineiam os projetos atuais em sua vida.

 

40 mil pés: visão para 3 a 5 anos

* * *

Um cenário de conquistas que exigem mais tempo e maior empenho oferece um norte seguro para “dizer não” em muitas situações de grande impacto futuro. Anotar e revisar esta lista colabora muito, evitando desperdício de energia.

Da mesma forma que você tem objetivos de curto prazo (de hoje a 2 anos), você pode ter objetivos para o período seguinte (de 3 a 5 anos). Não é muito distante nem imediato, então a ideia é pensar em objetivos que você pretende alcançar depois que concluir seus objetivos atuais. Fazer um mestrado, ter um filho e fazer uma longa viagem são bons exemplos.

 

50 mil pés ou mais: vida

* * *

Quais são seus objetivos de vida? O que você pretende ter concluído quando fechar os olhos pela última vez? Os objetivos de vida acabam virando princípios e até uma missão pessoal. É o grande panorama macro da sua vida. Será que os seus projetos atuais e objetivos estão coerentes com o que você pretende ser?

Quando quem você é, onde está e para onde quer ir for uma imagem clara, construir um futuro do qual possa se orgulhar ganha solidez. É um quadro mais amplo do porquê você ou sua empresa existem.

 

Mesmo parecendo pouco práticas em sua rotina, tais percepções (se revisadas adequadamente) vão influenciar suas decisões. Seu bem estar não será apenas momentâneo, ele estará semeando um bom futuro durante o caminhar.

 

Abraços

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

 


Imagem: matutando.com

Compartilhar: