Mesmo em pequenas porções, com o  acúmulo de ações você realiza seus grandes projetos, acredite.

 

novo idioma resized 600

 

Aprender um idioma pode parecer algo longo e até doloroso. Sinto informar-lhe que aprender é só o primeiro passo. Para não perder o esforço empreendido nisso será preciso estudar o idioma para sempre. Isso mesmo. Para o prof. Lanzetti, que fala 11 idiomas, muita gente sofre para aprender uma língua devido a dois fatores principais: a falta de motivação e a escolha do método incorreto.

 

Quando seu motivo não é suficientemente forte ou agradável, as pedras no caminho parecerão bem maiores. Já o método escolhido precisa levar em consideração seu tempo disponível e suas particularidades pessoais.

 

Experimente este questionário para encontrar suas melhores respostas e mapear com segurança o caminho ideal para você:

  1. Qual sua motivação para estudar inglês?

    • Escolha uma realmente forte. Quem sabe ganhar o dobro até 2015, conquistar a garota sueca do facebook ou cantar suas músicas prediletas sabendo o que você está falando.

  2. Quantos minutos pode dedicar?

    • Sim, eu falei em minutos. 15 minutinhos diários já podem ser suficientes e até mais efetivos que 2 horas por semana segundo Lanzetti.

  3. Quais suas preferências?

    • Para não desistir no caminho é fundamental que seja prazeroso. Se gosta de música, use-a. Se sua concentração não se mantém por mais de meia hora, respeite isso. Prefere estudar lendo, ouvindo, falando, no papel, no tablet, sozinho, em grupo…


Agora que já definiu o principal só precisa encaixar isso na rotina até tornar-se um hábito. Pode estudar no tempinho que sobra do horário do almoço, no trânsito via mp3, num curso online que economiza o tempo de ir e vir. Quem sabe até acordar mais cedo e fazer isso antes mesmo de sair para o trabalho.


Pequenos espaços de tempo podem construir sua fluência no inglês.


estudar inglesVale conferir estas 2 escolas online, a partir de iniciantes, que incentivam o bate papo e a competição entre os alunos: DuoLingo e LiveMocha. Além desta outra para usuários mais avançados English Attack. Todas com cursos pagos e gratuitos.

 

Mais que aproveitar as brechas disponíveis do dia para estudar seu novo idioma, será preciso ser consistente e nunca parar de exercitar-se.

 

Você tem alguma dica para aumentar a produtividade de quem estuda um idioma? Comente.

 

Abraços,

Marcia.Sisi@CallDaniel.com.br

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

 

Imagem : colombia.travel

Compartilhar: