Cada um de nós tropeça, com mais ou menos frequência, em uma sensação de esgotamento. Sentimos-nos mais fracos ou cansados que o de costume. O que pode ser feito?

colapso

É bem simples nos envolvermos com nossa rotina a tal ponto de nos esquecermos de nós mesmos, de nossa saúde, de objetivos maiores e até da grande dádiva, que é estar vivo.

Às vezes encerramos as tarefas profissionais do dia esgotados e até preocupados com o que não conseguimos fazer. Voltamos para a vida pessoal com a cabeça perdida no trabalho, o coração ansioso por um colo aconchegante, e nem sempre ele está disponível. Está mais do que claro que motivos não faltam para nossa energia cair.

Se temos alguma intenção de vencer esses obstáculos, sem precisar recorrer a médicos e a remédios, precisamos usar as ferramentas a nosso alcance para virar o jogo.

Veja abaixo algumas recomendações para que um dia estressante não resulte em um colapso mental:

Olhe mais vezes no espelho

Mas foque em seus olhos, tente enxergar o que vai por dentro de si mesmo. Existem sinais claros de que o esgotamento se aproxima. Pode ser no apetite, no sono, no ânimo. A sensação de cansaço ou tensão usurpam nosso ânimo para realizar coisas simples, que antes fazíamos sem o menor esforço. Perceba que você está diferente e providencie logo uma mudança de atitude. Peça ajuda se precisar.

Mesmo exausto, preserve sua alimentação

A primeira coisa que você deve fazer depois de perceber os sinais é alimentar-se de maneira regular, frequente e saudável. Quanto maior sua confusão mental ou emocional, maior o benefício de uma alimentação saudável para manter, pelo menos, o corpo em pé.

Quebre a rotina

Um forte colaborador para despertá-lo do “sono depressivo” é fazer coisas inéditas. Qualquer ação “muito esquisita” ou fora do habitual terá o poder de chacoalhar suas ideias. Tire férias, aprenda a patinar, faça obras de arte no tablet, visite um parque de diversões ou tente encontrar um amigo antigo, querido, de quem sente saudades. Às vezes, basta desligar todos os eletrônicos (TV, celular, etc.) e ficar um pouco “off-line”, livre para pensar e nada fazer.

Lembre-se: um copo não pode conter um litro

Se contiver um copo, é o melhor que pode fazer. Copos e litros possuem suas próprias funções utilitárias e um não é melhor que o outro. Você vai preferir um copo bem pequeno para seu gole de licor, mas talvez prefira uma garrafa de 3 litros de água para o piquenique em família. Sua capacidade produtiva pessoal também precisa ser respeitada para que realize o seu melhor. Seu chefe pode precisar de 10 tarefas para hoje, mas vai recusar qualquer uma que chegue com defeito. É melhor realizar 3 e negociar as demais do que se comprometer e não entregá-las (seja por qual motivo for).

Peça e aceite ajuda

Família, amigos e até desconhecidos (a nosso alcance pela internet, por exemplo) podem fornecer o apoio que você está precisando. Seja ouvindo, seja aconselhando, seja ajudando a fazer. Permita-se pedir e aceitar ajuda.

Redefina suas prioridades

Tanto na empresa como em casa, deixar acumular os problemas é um fator crítico. Esteja atento aos pequenos gargalos e providencie a solução o mais rápido possível. Converse com as pessoas envolvidas, esclareça a situação, negocie prazos, faça acordos, distribua a carga, priorize. Ainda que outras pessoas não estejam envolvidas em sua angústia, definir quais são as coisas mais importantes para você e focar nelas será um grande salto para fora do mal-estar e da apatia.

Sua criatividade não está ajudando?

Informe-se, leia, busque referências na internet, casos de sucesso que o inspirem para enxergar por outros ângulos de visão. Seu problema atual pode até já ter ocorrido no passado, como você o resolveu? Algumas vezes, basta parar de pensar nos problemas por algumas horas, focando a atenção em outras coisas agradáveis para sentir-se energizado novamente. A maneira mais simples de esquecer os próprios problemas é focar a atenção nos problemas dos outros, use isso, ajude alguém.

Ser proativo e evitar o colapso é mais produtivo que permitir se afundar nele, e depois se debater desesperado para não morrer afogado.

Nós estamos empenhados em ajudá-lo durante seu percurso para uma vida gratificante, com mais produtividade e menos estresse. Baixe nossos e-books: “Tranquilo e Produtivo” e “Introdução ao GTD”. Ambos têm recebido muitos elogios como ferramenta auxiliar para aumentar a qualidade de vida.

Abraços,

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade

{{cta(‘51705e8a-82ab-4fa8-9cc6-00e765d5642a’)}}

Imagem: guide.supereva.it

Tradução/inspiração livre:

http://www.lifehack.org/articles/lifestyle/7-things-you-need-avoid-mental-burnout.html

Compartilhar: