Como usar o GTD para render no seu aprendizado é nossa dica de hoje.

Na semana passada conversando com um profissional ele me perguntou:  “Como posso ser mais assertivo no meu aprendizado neste ano novo? Estou trabalhando em diversas áreas para enriquecer o meu conhecimento.”.  

Fiquei pensando um pouco sobre este assunto pois faz 3 anos quando estava trabalhando na universidade em Roma com uma equipe de universitários e eles me fizeram a mesma pergunta: “Como posso ser mais produtivo no meu aprendizado hoje, usando o GTD”.

A minha resposta foi rápida e sem muito detalhe:

Se você sabe onde quer chegar o resto é fácil.

Quando pensamos em aprendizado somente, fica meio vago ou muito geralista e o verbo pensar de alguma maneira me diz que este tema ainda esta na “MENTE”.

Qual o primeiro passo para você ter um melhor aprendizado?

Tirando coisas da MENTE. David Allen fala que nós temos que gerenciar a nossa mente,  se conseguirmos fazer isso teremos mais assertividade e criatividade.

Como fazer para melhorar o seu aprendizado então?

Tire as coisas da MENTE. Vamos dizer que você queira fazer um doutorado. Como seria isso?

1- Capturei: quero fazer o doutorado

2- Segunda pergunta. Preciso fazer algo em relação a isso?

3- Sim.

4- Qual seria sua próxima ação?

5- Fazer uma Chuva de possíveis idéias sobre este doutorado

      – Temas

      – Áreas

      – Insitiuição

6- Uma vez que tenha esta lista você vai decidir qual caminho seguir de acordo com seus objetivos de vida.

Algumas vezes pensamos que dar ou escrever estes passos é algo tão simples e fútil que esquecemos do obvio.

Como seriam estas listas de projetos

1- Voltar ao Inglês (Projeto)

          • Ver escola (internet e RH) (tarefa)
          • Ligar para a escola para ver detalhes de preço (tarefa)
          • Ver qual o melhor dia (tarefa)

2- Fazer MBA (Projeto)

          • Fazer a chuva de ideias (tarefa)

3- Executar meus PDI’s (Projeto)

          • Ser proativo nas reuniões (tarefa)
          • Escever mais (tarefa)
          • Fazer ata (tarefa)
          • Expressar melhor minha ideias (Fazer curso de comunicação) (tarefa)

Para resumir este post gostaria de mencionar um video de vi no TED faz algumas semanas “Stop, Look and Go” Traga ao papel todas estas idéias antes de sair fazendo.  Stop (Capture) Look (analizar, clarificar e organizar as idéias e por último, uma vez que isso está feito, basta Go uma vez por semana. Será o momento onde você vai ver se os detalhes deste plano se encaixam na sua agenda.

Visite nosso blog com frequência ou assine nossas postagens. Considere comentar suas dificuldades e dúvidas para podermos ajuda-lo!

Márcio Welter
Especialista em Produtividade e Gestão do Tempo
Metodologia GTD™
11-98472-2470
www.davidco.com
www.calldaniel.com.br

{{cta(‘a1f2a24c-b023-4a61-8cd5-e2a076859626’)}}

Imagem do artigo : hubspot
Compartilhar: