Sim, existe e funciona 😀

Captura de Tela 2018-04-02 às 11.31.23

 

Se você já experimentou usar mapas mentais sabe exatamente o quanto ele facilita a visualização e organização de nossas ideias. Principalmente quando temos muitas ideias jorrando (brainstorm).

Usando o GTD, em algum momento, tudo começa se encaixar e é aí que sentimos a necessidade de definir ações concretas para fazer tudo acontecer. Seria ótimo poder criar as tarefas já a partir do mapa mental não é mesmo?

Saiba que isso é possível já há algum tempo. Quer experimentar?

Captura de Tela 2018-04-02 às 11.33.47

 

MindMeister é um aplicativo de mapeamento mental intuitivo que se integra perfeitamente ao MeisterTask. A integração permite que você faça um brainstorming no MindMeister e depois planeje a execução dos projetos no MeisterTask.

Vou começar apresentando a solução a partir deste vídeo explicativo da própria ferramenta e nos próximos artigos prometo me aprofundar respondendo as perguntas que me enviarem ok?

Captura de Tela 2018-04-02 às 10.21.48

 

O vídeo está em inglês mas eu coloquei um texto em português inspirado no áudio original para facilitar sua vida. Você também pode ativar a tradução automática do Youtube.

 

 

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=c9P0Lq76Tmo

Olá e bem-vindo a Meister Tarefas! Neste tutorial em vídeo eu vou te mostrar como pegar todas as suas grandes ideias, que já visualizou e planejou, usando o Mind Meister e exportar para o Gerenciador de Tarefas Meister.

Lá você pode colaborar com os membros da sua equipe e gerenciar o andamento das tarefas relacionadas ao projeto, juntos!

Veja como:

Assim que estiver logado, abra o mapa mental de sua escolha para começar.

No meu caso será o lançamento de um novo produto. Meu mapa é compartilhado com dois dos meus colegas e juntos podemos agora conversar sobre o que precisa ser feito. Podemos adicionar nossas ideias, notas e links onde quer que elas se encaixem.

É possível até definir datas de vencimento para cada tarefa e atribuí-las a qualquer um dos membros da equipe.

Terminada a sessão de brainstorming é hora de transformar todas essas idéias em ação. Para fazer isso eu clico no botão de marca de seleção no canto inferior esquerdo para abrir o rodapé. Se eu já tiver um projeto tudo que eu preciso fazer é selecioná-lo na lista e clicar em conectar. Ou posso clicar em criar um novo projeto.

No momento em que eu conectar meu mapa ao projeto, todas as tarefas que já foram atribuídas são instantaneamente exportadas para o Meister Tarefas. De volta ao nosso mapa, você pode ver que algumas ideias ainda não foram atribuídas a ninguém, mas não se preocupe é possível arrastá-las para o rodapé e soltá-las sobre um dos meus colaboradores (arraste e solte assim).

Aqui podemos personalizar nosso quadro de projetos para melhor se encaixar com o nosso fluxo de equipe. Podemos arrastar e soltar tarefas para as seções apropriadas e criar algumas tags para dar mais estrutura e organização ao nosso projeto.

Marketing, Site, suporte de vendas de RP. As tags servem de filtros para visualizarmos rapidamente as tarefas que ainda estão abertas em cada categoria, por exemplo.

Todas as notas e links já adicionados aos tópicos em nosso mapa mental também foram exportados junto com os prazos e propriedade de cada tarefa.

É isso, agora estamos prontos para começar a trabalhar.

Podemos comentar sobre tarefas, re-designá-las, completá-las e arquivá-las uma por uma até que, quando percebermos, nosso produto foi lançado e nosso projeto finalizou com sucesso.


 

Muito bom, não é mesmo?

Eu estou testando e adorando as facilidades visuais. No próximo artigo vou passar algumas dicas e mostrar como o meu sistema está ficando. Se sua curiosidade for muito grande para esperar até a semana que vem, saiba mais sobre a integração: http://bit.ly/1WYIBHY (em inglês).

O GTD existe para ampliar nossa visão sobre nós mesmos e nossa vida. Experimentar algumas ferramentas que colaborem para esta amplitude de visão pode ser o seu diferencial para melhores escolhas!

 

Grande abraço,

Marcia Sisi

 

Artigos relacionados:

  • (este) Mapa mental com gerenciador de tarefas integrado existe?
  • Montando o Fluxo GTD no Mapa Mental – Passo 1 – Capturar (breve)
  • GTD com Meister (Mapas e Tarefas) funciona? (breve)

 

Compartilhar: