Quem assiste aulas ou palestras sabe que fazer boas anotações sem perder parte do conteúdo enquanto anota não é uma tarefa tão simples. Mesmo com dificuldades esta é uma prática muito comum entre estudantes ou participantes de treinamentos e palestras.

 

 

A explicação é simples: anotar, além de contribuir muito para memorizar e se concentrar no conteúdo, também ajuda na formação das sinapses, aquelas conexões que são feitas entre os cerca de 100 bilhões de neurônios existentes no nosso cérebro.

 

Mas como fazer uma boa anotação, que te ajude a lembrar dos pontos mais importantes e que te auxilie no entendimento e memorização de um conhecimento novo?

 

Comece por anotar o tema central, pois ele será a espinha dorsal da sua anotação.

Fique atento para capturar as frases chaves que subdividem este tema central e, se der tempo, anote porque nem sempre dá, anote pequenos resumos ligados a estas frases chaves. Estes pequenos resumos te ajudarão a lembrar do máximo de detalhes sobre o assunto. Se surgir algum desvio do tema central, por alguma pergunta ou comentário de alguém e você considerá-lo importante,  anote e faça uma marcação neste desvio para não causar confusão na hora de estudar. Faça, por exemplo, parênteses neste trecho.

 

 

Use recursos visuais como gráficos, setas, desenhos feitos pelo palestrante. Isso ajudará a lembrar do conteúdo falado neste momento. Uma imagem nos remete rapidamente ao conteúdo da explicação relacionada a ela. Destacar as palavras mais importantes te manterá atento à importância das mesmas.

 

 

Quando anotamos atentamente uma aula, palestra ou reunião, temos bem frescos os temas abordados ainda por algumas horas, mas estas informações podem se dissipar com os dias. Recomendação: dentro do prazo de 24 horas,  depois de feitas as anotações, procure rever estas notas, reler com atenção e tentar lembrar-se de mais detalhes que valham a pena ser anotados. Se possível, faça um mapa mental sobre o assunto e arquive junto com as anotações originais, pois isso vai te ajudar a memorizar mais do conteúdo, além de criar uma imagem mental da estrutura deste conhecimento ou informação.

 

Querer ter o máximo aproveitamento de uma aula, palestra ou reunião mostra uma relação diretamente proporcional ao valor que você dá ao seu tempo. Valorize o seu tempo, seja mais produtivo, isso te ajudará a alcançar seus objetivos em menos tempo. Quem quiser se aprofundar no assunto, recomendo o livro “Como tomar notas rapidamente e bem” – por Gerald Hoffbeck, Jacques Walter – ed. Nobel.

 

Se você gosta do tema “Produtividade” e “GTD”, visite nosso blog, assine nossas postagens. Lá você encontrará muitas dicas que te ajudarão a ter um melhor uso do seu tempo.

Comente suas dificuldades e dúvidas para podermos ajuda-lo!

 

Renata Montone

Especialista em Produtividade e Gestão do Tempo

Metodologia GTD™

[email protected]

www.calldaniel.com.br


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Imagem : onemanwrites.co.uk/2009/11/04/on-taking-notes, ssd.umich.edu/notetaking-services, michaelhyatt.com/047-the-lost-art-of-note-taki
 

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