Saiu no Bate-Bola da Revista Itaú Unibanco, edição 49/2014, pág. 30, uma entrevista com Daniel Burd da Call Daniel. Segue a transcrição para os nossos leitores.

 

Daniel em Revista resized 600

 

Organização profissional

Para utilizar bem o tempo, é preciso se organizar. Daniel Burd explica como fazer isso.

Perfil Daniel Burd

Coach, instrutor e palestrante, estudou Física na Universidade de São Paulo. Foi convidado para treinar profissionais na África do Sul, Singapura, China, Europa, EUA, Canadá e vários países da América do Sul.

 

Revista: Como detectar quando uma tarefa é dispensável?

Daniel: É preciso saber quais são os seus objetivos. O uso do e-mail é um bom exemplo. Se você não o administrar bem, ele toma o seu dia e as coisas importantes não acontecem.


Revista: Como se livrar das tarefas dispensáveis?

Daniel: Todo profissional é um gestor de recursos. Este recurso é o tempo. É preciso usá-lo da melhor forma possível. Investir esse recurso em coisas que agregam pouco e que não contribuem com os seus objetivos rouba o tempo que deveria ser usado para cuidar do que realmente é importante.


Revista: Como se organizar melhor?

Daniel: Para um profissional ter alta produtividade, a mente dele precisa estar tranquila, sem precisar se lembrar a toda hora do que é preciso fazer. Ter um pequeno sistema de organização, elencando projetos e tarefas de maneira muito clara, é essencial.


Revista: Como usar a tecnologia a favor da organização?

Daniel: É ideal que a lista de tarefas esteja com você o tempo inteiro e os smartphones ajudam muito nisso. Evita que você confie apenas na memória e se perca.


Revista: O que é o método GTD (Get Things Done)?

Daniel: São cinco passos: capturar as tarefas, processar a informação e organizar num sistema. Com isso, sua mente já fica mais tranquila. Depois, planejar a execução de maneira objetiva e levando em conta os imprevistos que possam surgir. Por último, a execução.


Revista: Como gerir melhor o tempo de uma equipe?

Daniel: Para a equipe render o máximo é preciso delegar tarefas, pois sua responsabilidade não é rodar apenas um dos pneus do carro, mas os quatro. É preciso ter em mente que o time inteiro precisa estar bem.

 

Uma delícia ouvir as explicações do Daniel. Sempre claras, objetivas e práticas. A essência está ai. Agora vamos exercitar? Você já baixou nosso e-book de Introdução ao GTD?

 

Abraços,

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

Imagem : revista Itaú Unibanco

Compartilhar: