Está indeciso se tira férias ou não? Alguém vai precisar substituí-lo? Isso o deixa tranquilo? Veja aqui algumas dicas.

férias sem trabalho resized 600

Você consegue tirar férias e ficar tranquilo, sem pensar no trabalho? Saiba que muitos entre nós não conseguimos.

Todos queremos um descanso e precisamos dele para repor as energias e nos desligarmos das responsabilidades. Tanto que este é um direito garantido por lei. Considerando isso, pode não ser a melhor escolha usar suas férias para cursos extras, ou quaisquer outras atividades desgastantes. Muito menos sair de férias e continuar trabalhando, essa seria a pior escolha.

Nós já conversamos um pouco sobre férias no artigo Como lidar com o GTD nas férias, e vamos continuar aqui falando sobre isso com foco na pessoa que vai substituí-lo e em sua tranquilidade.

Seu substituto temporário

Teoricamente será apenas temporário. Mas existe sim a possibilidade de tornar-se permanente e, nesse caso, que seja por sua excelência ao treiná-lo. Algo digno de um promoção, por que não? Realize suas tarefas confiante de que está fazendo o seu melhor para não ficar apavorado com a ideia de ser despedido ao voltar de férias. Você é e sempre será insubstituível. Isso não significa que vai permanecer indefinidamente fazendo a mesma coisa para sempre. Certifique-se de que orientou esta pessoa a contento, até mesmo para não ficar apagando incêndios que ela criou em sua ausência.

Seu momento deve ser sagrado

Pode fazer muita diferença se vai tirar 60 dias, 30, 15, ou uma semana várias vezes ao ano. O importante é que este período seja adequado ao seu perfil: permita que você descanse. Não só um descanso físico (aliás, férias animadas costumam nos deixar quebrados fisicamente), mas principalmente um descanso mental. Essa pausa lubrifica sua mente, abre novas possibilidades e permite enxergar as situações por outros pontos de vista. Até mesmo soluções do trabalho (as melhores) costumam surgir durante as férias. Isso não quer dizer que esteve preocupado, muito pelo contrário. O “não pensar“ é um poderoso aliado da criatividade.

Muitos de nós perdemos o referencial de que o trabalho existe para nos proporcionar satisfação, realização, conforto e liberdade financeira. Ver realizado é um alimento imprescindível ao ser humano. Mas é apenas um dos aspectos de nossa vida, não podemos nos reduzir a apenas um deles.

Com planejamento e organização, você pode conseguir férias maravilhosas e garantir um retorno tranquilo. Se ainda não conhece ou não usa a metodologia GTD para gerir seu tempo, por favor, baixe este e-book e comece hoje mesmo a experimentar esta possibilidade.

Abraços,

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade

{{cta(‘51705e8a-82ab-4fa8-9cc6-00e765d5642a’)}}

Imagem: angelosbollastefl.com

Compartilhar: