O primeiro componente de uma mentalidade de autoliderança é a capacidade de desafiar as restrições autoimpostas. Uma restrição autoimposta é uma crença baseada em situações do passado que limitam novas experiências. Stephen Hawking, por exemplo, ao desafiar o senso comum de que suas deficiências físicas limitariam sua carreira – uma restrição autoimposta –, tornou-se um dos físicos mais renomados de todos os tempos.

Para que colaboradores individuais evoluam e se tornem autolíderes, eles precisam desafiar suas restrições autoimpostas todos os dias. Por exemplo, se você presumir que seu gerente já deveria saber o que você precisa por ganhar mais do que você, é pouco provável que você procure a ajuda que necessita.
Se assumir que ninguém ouvirá suas ideias porque, em algum momento, tentou fazer isso e foi rechaçado, você limitará gravemente sua capacidade de efetuar mudanças positivas.

O segundo componente de uma mentalidade de autoliderança é a capacidade de ativar as fontes de poder, que são: poder de posição (ter uma posição de autoridade para alocar recursos e tomar decisões de pessoal); poder da tarefa (a capacidade de influenciar a execução de um trabalho ou tarefa); poder pessoal (características pessoais que proporcionam vantagens na busca de objetivos); poder do relacionamento (ter boas relações com pessoas que detêm poder); e poder do conhecimento (experiência e especialização).

Acreditar que não temos o poder de afetar resultados ou que não podemos tomar uma iniciativa por ela não fazer parte da nossa descrição do cargo podem ser grandes restrições autoimpostas. Os colaboradores individuais frequentemente assumem que, por não estarem em uma posição de poder, não podem ser líderes ou influenciar resultados. No entanto, qualquer pessoa pode aproveitar suas outras fontes de poder, o que irá melhorar drasticamente seu desempenho, sua produtividade e seu bem-estar.

O terceiro componente da mentalidade de autoliderança é a proatividade. Autolíderes nem sempre esperam para receber ordens – eles se responsabilizam por obter aquilo de que necessitam para ter sucesso. Pensam e fazem sugestões para melhorar o estado das coisas, seja em seu departamento ou em sua função. Costumam pensar em novos projetos que gostariam de realizar e refletir sobre o que precisam de seus superiores para que o projeto seja executado. Por fim, autolíderes conduzem diálogos proativos em cada nível do seu desenvolvimento pessoal para solicitar feedback e pedir direção e apoio.

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