Colocar algumas tarefas no piloto automático, principalmente quando sua energia está baixa, pode ser uma maneira de manter a produtividade.

 

Nossa vida está recheada de rotinas – ações recorrentes que acabam se tornando hábitos tão profundos ao ponto de nem percebermos o que estamos fazendo. Usamos uma energia cerebral diferente para realizar estas tarefas, sem exigir muita atenção de nossa parte. Elas tornam-se tão automáticas que algumas vezes mal sabemos descrever os passos que realizamos.

Se em alguns casos isso pode ser um problema, como quando insistimos em reagir de maneira exagerada a alguma situação apenas por hábito (pode ser gritar, atacar o interlocutor ou sentir-se atacado por ele, chorar, sentir raiva), em outros, o hábito pode ser nosso aliado. Existem momentos em que nossa energia baixa de uma tal maneira onde até levantar da cadeira dá trabalho.

Pode ter sido um trabalho que não deu certo, uma discussão com alguém ou um plano que furou. A energia despenca e as tarefas se acumulam a nossa espera.

Perdoe-se pelo mal estar e reaja com sabedoria

Não adianta se desesperar. “…Preocupação não tira os problemas que teremos amanhã. Preocupação tira a paz que temos hoje…” Daniel Burd.

Reagir com sabedoria significa encontrar uma estratégia para solucionar a questão sem agredir a si mesmo nem ao outro. Aqui vamos sugerir as rotinas, pois elas manterão sua produtividade mesmo nessa situação. Separe um tempo para listar algumas rotinas que já possui ou crie novas para usar nestes momentos de baixa energia. Inspire-se nesta lista:

    • Separar correspondências de papel
    • Arrumar livros/arquivos na estante, em ordem alfabética
    • Organizar as gavetas de sua escrivaninha
    • Lançar compromissos periódicos em sua agenda
    • Conferir os lançamentos do cartão ou talão de cheques com seus extratos bancários
    • Separar/organizar as contas pagas e a pagar por datas e arquivar
    • Riscar as tarefas já feitas de suas listas

Buscar produtividade não significa uma luta insana para produzir sempre mais. Ser produtivo é utilizar seus recursos da melhor maneira possível para não ficar sem nenhum. Violentar sua saúde física ou mental para produzir mais é uma escolha antiprodutiva.

Aqui no blog você encontra muitos artigos com sugestões para aumentar sua produtividade e ao mesmo tempo diminuir seu estresse. Leia o nosso e-book gratuito “Tranquilo e produtivo” e saiba mais sobre como sua produtividade pode melhorar.

Abraços,
[email protected]
Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.
{{cta(‘51705e8a-82ab-4fa8-9cc6-00e765d5642a’)}}

Imagem : criarjogosetecnologia.blogspot.com

Compartilhar: