O “isolamento” que uma poltrona de avião nos proporciona pode ser um de nossos raros momentos de foco total. Veja como você pode aproveitar esse tempo que parece improdutivo para realizar algumas atividades.

 

viagem-de-aviao.jpg

 

 

Planeje como pretende usar este tempo e providencie o necessário com antecedência para não perder o foco já conquistado pelo “ambiente avião”.

 

 

Analisar ou criar

Quando o silêncio e a quietude imperam, nossa criatividade ganha asas. Ter lápis e papel para rabiscar suas ideias sem muita disciplina será facilitador. Um tablet com software instalado para criação de mapas mentais também pode colaborar caso você seja mais tecnológico.


Ler ou escrever

Este é o tipo de atividade especialmente favorecida neste ambiente. Mais que silêncio e foco, você está sentado e “preso” à sua poltrona. Quem tem este hábito garante que a velocidade da leitura aumenta muito. Fica a dica do David de ter uma pasta “Ler/Revisar” para usar nesse momento. Se você tiver esse material separado, fica fácil acessar e ler o que tem ali.

 

Para relaxar

Se pretender usar esse tempo para um profundo relaxamento será interessante manter ao alcance das mãos seus tapa olhos e ouvidos. Uma almofada travesseiro para apoio do pescoço também é útil e pode ser até do tipo massageadora. Depois de poucos minutos você estará pronto para uma produtividade invejável. Fones de ouvido com uma música suave também funcionam bem.


Eu adoro assistir filmes no avião. Às vezes não vejo a hora de chegar à poltrona, me afivelar e “grudar” no filme. Para que isso funcione é preciso escolher com antecedência o filme e baixá-lo. Eu tenho comprado e alugado filmes no iTunes para essa finalidade. E os levo no notebook. Outra coisa boa de se fazer é colocar a caixa de entrada em dia. Vários clientes relatam o imenso prazer que é descer do avião com os e-mails zerados.

 

Essas dicas valem para viagens curtas (de 1 ou 2 horas) assim como valem para viagens mais longas. Nas viagens longas, o ideal é ir alternando entre as atividades para que não fique muito cansativo. Alguns de nós sentimos um profundo desconforto em todas as viagens. Se for seu caso dê uma espiada nesta cartilha de viagem para escolher algumas ações preventivas e conservar sua saúde para o trabalho que o espera.

  

O essencial é usar o tempo no avião para tarefas que exigem tranquilidade ao invés de desperdiçar sentindo-se preso e improdutivo. As madrugadas também são ótimas para evitar interrupções caso você desligue seus aparelhos conectados. No avião somos obrigados a isso, a maior parte das vezes. Essa solidão de pessoas conhecidas e do mundo conectado pode ser muito produtiva.


Ouvir os podcasts que estão em sua fila de espera é uma ótima pedida. Falando nisso você já viu o nosso sobre o uso da agenda?

 

Abraços,

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

{{cta(‘c0af9c58-4cae-4666-a39b-44ca22332c2a’)}}


Imagem : unimundo.com.br
Compartilhar: