Não é possível que eu não consiga usar o GTD para o meu benefício. O que está errado? Será que existe algum segredo? Certo, se você já pensou isso, leia este artigo.

 

 

bautesouro resized 600

 

Em alguns momentos ficamos indignados por não conseguir realizar algo aparentemente simples e totalmente ao nosso alcance. Por mais interessante ou útil que pareça. Apenas não acontece. O método GTD pode ser um destes itens em sua lista de “talvez, algum dia”.


Seu conceito é muito natural, o Getting Things Done já fazia parte de nossas vidas antes de sabermos que existia um método chamado GTD. Muitos de nós já fazemos listas de tarefas, lançamos no calendário nossos compromissos familiares, educacionais, profissionais. Ou seja, onde está o segredo?


O segredo pode estar em decidir-se por ele com entusiasmo suficiente para persistir durante os gargalos pessoais.

 

Cada um de nós vai sentir-se incomodado com algo específico. Pode ser a falta de orientação inicial por um especialista, uma explicação mais detalhada, a necessidade de revisar tudo semanalmente, a ausência de exercícios práticos de exemplo… Algumas pessoas superam bem a maioria dessas dificuldades lendo o livro oficial “A arte de Fazer Acontecer”. A leitura é empolgante e conduz o aprendiz de maneira efetiva. Nada substituirá esta leitura inspiradora e pode ser o seu segredo pessoal de sucesso na utilização prática do GTD. Procurar um coach do assunto GTD é uma boa alternativa para muitos.

 

Para os que ainda não estão confortáveis, recomendo a leitura do “Gerencie sua mente, não seu tempo – 52 princípios do código da produtividade”, também do David Allen que explica a mesma coisa de um jeito mais prático. Apresenta-se como um apanhado de boas práticas e pode falar melhor a sua língua.

 

Outros possíveis segredos para usar bem o GTD podem ser encontrados nestes depoimentos mais detalhados.

Veja as dicas pessoais dos usuários ativos, como este da Thais Godinho do Vida Organizada, da Rosana Rogeri no Produtividade Ninja, a Karin do Jotaka e o Augusto Campos do Efetividade.  Mas visitar o site oficial do David e assinar sua News ou assistir suas palestras no youtube também serão fontes inesgotáveis de segredos com ótimas dicas.

 

Meu segredinho pessoal é registrar e comemorar cada pequeno avanço ou vitória. Isso mesmo. Ao registrar minhas vitórias posso revê-las e me energizar sempre que for preciso. Ao comemorar treino minha mente para associar os avanços no processo com algo que me traga imensa satisfação. Pode ser um perfume novo, um passeio descontraído no parque, comer um doce que adoro… Não tem muita importância qual será o prêmio, só precisa ser gratificante. Essa rotina é muito estimulante e funciona bem para mim.

Quais os seus segredinhos? Compartilhe conosco!

Abraços 

+Produtividade -Estresse

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade

 

imagem: portalwow.com.br


Compartilhar: