Confiança e respeito não se impõe, se conquista. Você sabe como fazer isso?


confiança.png

Respeito verdadeiro tem por base a confiança. Existem outras formas de respeito, baseadas no medo ou na hierarquia por exemplo, mas estes não alimentam a confiança. A confiança, no entanto, alimenta o respeito e interfere até na produtividade, quer ver?


Quando um time profissional é formado, as pessoas iniciam um processo de auto descoberta na prática. Os profissionais podem ser famosos mas a relação dentro do time será construída no dia a dia. A medida que as promessas e os compromissos assumidos forem cumpridos ou descumpridos a confiança se fortalece ou acaba em ruínas.

 

O primeiro passo para permitir que a confiança floresça dentro de um time, promova a produtividade, é aceitar que somos todos humanos e passíveis de erro. O segundo passo é deixar claro este objetivo para o time. Cada um precisa confiar que pode ser transparente o suficiente para expor suas dificuldades. Precisa acreditar que será ajudado quando isso ocorrer, não apenas eliminado do grupo.


Definidas as regras de convivência para a construção de um time eficiente e eficaz, focado na confiança para o aumento da produtividade, os resultados podem ser surpreendentes. Experimente algumas destas dicas de comportamento, como base para o acordo:


  • Verdade nas palavras, coerência nas ações

    • Nem tudo que planejamos vai acontecer de maneira perfeita, ok, mas é essencial aprender a dizer não para conseguir entregar o que foi prometido. Não adianta dizer que faz ou que vai entregar, se já está desconfiado que não será possível. Quando uma pessoa se compromete com uma entrega o time todo está se apoiando nisso. Prometer (palavra) e não cumprir (ação) é a maneira mais rápida de se minar a confiança.

  • Clareza para comunicar

    • Ruídos na comunicação existem e podem fazer grandes estragos. Certifique-se que os envolvidos entenderam o que foi solicitado. É muito comum alguém ganhar a fama de mentiroso apenas porque não entendeu ou não foi entendido. Mas se for pego em mentira, assuma a falha e redirecione-se. Tentar encobrir uma mentira com outras pode colocá-lo num caminho sem volta. Saber comunicar inclui saber ouvir e respeitar a opinião do outro.

  • Apoio e cooperação

    • Compartilhar conhecimento e experiência, num formato de apoio ao outro, cria um ambiente de cooperação que inspira a confiança e promove aumento na produtividade. Se sua expertise permitir, faça algumas sugestões que podem ser úteis a evolução do trabalho de um colega da equipe. As vezes basta uma palavra de poio e incentivo para algo deslanchar. Estas atitudes unem o grupo fazendo florescer a sensação de conforto e segurança.

Confiar no outro pode ser um passo de gigante para você. Ainda assim vale o esforço nesta tentativa. Mesmo que a busca resulte em “apenas uma” pessoa confiável, será importante. Esteja atento aos reflexos disso em sua produtividade.


O método GTD vem auxiliando milhares de profissionais a confiar em si mesmos para gestão do tempo. Saiba um pouco mais sobre o método aqui.


Abraços,
[email protected]
Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

{{cta(‘51705e8a-82ab-4fa8-9cc6-00e765d5642a’)}}

Imagem : facebook.com
Inspiração/interpretação livre nas seguintes fontes:
FastCompany, WikiHow.com, EscolaPsicologia, Exame  

Compartilhar: