Qual a última vez que avaliou e comparou as diferenças de rendimento e bem estar em seus modos mono e multitarefa? Quantos minutos foram perdidos neste vai e vem de atenção?


MULTITASKING resized 600

 

A diversidade vem sendo mais bem aceita ultimamente. Existem defensores e críticos com argumentos igualmente válidos. Nós precisamos prestar atenção em nossa própria experiência para chegarmos a conclusão do que funciona melhor para nós.

 

Uma maioria massiva de jovens, normalmente da geração Y, garante que não consegue mais fazer uma única coisa. Esta postura lhes parece lenta, entediante e até cansativa. Eles estão viciados neste ritmo e sentem-se desconfortáveis, como um atleta obrigado a ficar em repouso por longos períodos. Uma vez treinadas e desenvolvidas na capacidade da multitarefa, estas pessoas sentem dificuldade em diminuir o ritmo para dar mais atenção e perceber os detalhes sutis que exigem tempo de observação focada.

 

Empresas e cientistas buscam entender e lidar com isso

 

Neste artigo, Cindy MacDonald sugere que precisamos diminuir o ritmo. Nele encontramos uma lista de cientistas que explicam como a multitarefa é prejudicial, seus estudos indicam que nosso cérebro não tem capacidade para isso. Para reverter este quadro garantem  “…O segredo é se organizar, dividir bem o tempo e manter registros eficientes. Isso significa assumir apenas o que podemos fazer, dedicando períodos contínuos a uma única tarefa e criar o hábito de escrever uma lista de afazeres, com horários determinados que nos permitam refletir sobre o andamento e sobre o que resta a ser feito…”. A reportagem ainda oferece um teste para o leitor se reconhecer como um multitarefa e uma lista de novos bons hábitos para evitar esta loucura.

 

De outro lado as empresas buscam as melhores práticas para lidar com estes novos profissionais mais irrequietos. Segundo a reportagem da Computer World os profissionais da Geração Y são “…questionadores por natureza, ambiciosos, impacientes por promoções e aumentos, odiadores de hierarquia, multitarefas, cheios de iniciativas, menos especializados, facilmente entediados…”. Como estão cada dia mais presentes nas corporações é preciso aprender a administrar e conviver bem com este novo perfil.

 

O caminho  para controlar sua tendência multitarefa é planejar tempos de dedicação focada e se organizar para cumprir seu planejamento. Se conseguir de 15 a 30 minutos de foco total em uma só tarefa já estará melhorando muito e não ficará entediado.

 

Se ainda não conhece ou não usa o GTD, saiba que ele pode ser seu grande aliado nesta conquista pela produtividade com qualidade.

 

Abraços,

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

{{cta(‘51705e8a-82ab-4fa8-9cc6-00e765d5642a’)}}


Imagem : leadershiptraq.com

Compartilhar: