As melhores ferramentas para ser criativo, segundo a ciência
Acredite, é possível incentivar nossas competências criativas usando tanto recursos físicos quanto virtuais. Eles estão a seu alcance.
Num misto de vida virtual e presencial, este artigo da FastCompany sugere que existem algumas boas maneiras para despertar e nutrir nossa criatividade. Para além do que as crenças nos dizem, a ciência corrobora: funcionam.
Mesmo com sérias dificuldades para enxergar fora da caixa, todos nós podemos reacender a velha chama curiosa e criativa com a qual nascemos, mas infelizmente permitimos à rotina sufocá-la. Esta série de dicas promete aumentar nossas chances de pensar e agir com mais criatividade.
Insista algumas vezes antes de achar que elas não funcionam para você:
Invista algum tempo no lápis e papel
Nostalgia à parte – e sem definir um melhor que o outro – precisamos reconhecer que o conjunto de experiências no ambiente virtual é diferente do físico. Os estudos científicos dão vantagens para o papel no quesito compreensão de texto e memorização, por exemplo, além de tantos outros. A criatividade não nasce do nada, ela é apenas uma combinação inovadora do que você já havia registrado em memória. A movimentação do escrever com suas próprias mãos, diretamente no papel, vão exercitar pontos importantes para a criatividade.
Permita-se o caos de vez em quando
Alguns estudos sugerem uma relação direta entre mentes criativas e mesas bagunçadas. De fato deve ser necessária muita criatividade para se achar na bagunça. Mas num pensamento mais racional é possível ver a lógica do caos como um incentivo à criatividade, afinal se tudo está em ordem não seremos incentivados a fazer nada diferente. Siga nesta tentativa até antes de permitir-se ficar estressado, pois o estresse vai minar sua criatividade.
Mantenha seu eletrônico ao alcance das mãos
Anotar todas as ideias ou mesmo pequenos pedaços de informação meio sem sentido para depois juntá-los e criar coesão é uma técnica defendida no livro de James Webb. Criar relações entre os dados que possui faz parte do processo criativo. Então garanta que vai anotar tudo que vier a sua mente. Pode ser escrevendo ou gravando sua voz, apenas não perca.
Movimente-se
Correr, pedalar, nadar, você escolhe. O suor da movimentação física funciona como um lubrificante para seu cérebro e colabora para criar novos relacionamentos entre dados antigos.
Ruído para meus ouvidos
Meio difícil de acreditar? Pois é isso mesmo, alguns estudos garantem que a criatividade surge melhor dentro do “silêncio” criado por um ruído que escolhemos ouvir.
Cochilos
Salvador Dali usava esta técnica de adormecer alguns minutos para despertar a criatividade. Você pode sentar-se confortavelmente em uma cadeira, segurando uma colher, com um prato no chão bem abaixo dela. Assim que você pegar no sono, a colher vai cair no prato e despertá-lo com uma chama criativa incomum. Estudiosos no assunto afirmam que este pulo assustado nos traz informações antes escondidas em nosso subconsciente.
A criatividade pode nos ajudar em muitos momentos de dificuldade. Desenvolvê-la pode ser considerada uma questão de qualidade de vida.
Adoramos compartilhar nossas experiências e descobertas com você. Se ainda não conhece, visite nossa página de e-books clicando aqui.
Abraços,
Marcia.Sisi@CallDaniel.com.br
Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade
{{cta(‘51705e8a-82ab-4fa8-9cc6-00e765d5642a’)}}
Imagem: blogwebdesign.microcampsp.com.br
Tradução/inspiração livre: FastCompany
Leia também os 2 artigos anteriores:
Seja mais criativo com uma mudança de 2 minutos
Você não acredita ser possível? Então leia este depoimento sobre alguém que conseguiu ser mais criativo e inspira outras pessoas a fazer o mesmo.
Dicas de Outlook: Como colorir os compromissos do calendário que terão a participação de outras pessoas
Quando nosso calendário fica lotado de compromissos, podemos destacar alguns de missão crítica de maneira simples, rápida e eficaz. Veja neste vídeo de 1 minuto como fazer isso.