O importante é fazer com que o GTD funcione em sua rotina trazendo produtividade sem estresse. Nossas soluções são tão diversas quanto nós em relação aos demais, basta funcionar.

 

 

Enquanto seres humanos, possuímos algumas características comuns: queremos paz, saúde, amor, felicidade. Os caminhos que percorremos nesta conquista, no entanto, são diferentes. Entre os adeptos e apaixonados pelo GTD não é diferente. O GTD é fantástico quando funciona. Veja aqui as ATUAIS escolhas pessoais dentro da Equipe Call Daniel.

 

Lista base dos aplicativos:

 

 

Daniel Burd


“Tenho alguns bons companheiros de GTD. Para mim é muito importante curtir o que uso. É muito importante um bom design:

 

      • Notebook de papel no formato 10 x 15 cm com 40 folhas. E super pequeno e prático para escrever. Uso-o em reuniões para capturar ideias e anotações em geral.
      • Gravador de voz no carro. Adoro meu gravador de voz que aciono facilmente. Vou escutando livros no iPhone e fazendo minhas anotações no gravador de voz. 
      • iPhone: uso para capturar ideias, envio e-mails para mim mesmo. Uso para ouvir livros… uso o Wase adoidado!
      • Evernote: adoro sua agilidade na busca. Muito muito rápido. Coloco tudo lá. É meu repositório tanto para projetos como também para itens de referência. Rápido e portátil, está em todas as plataformas.
      • Outlook: uso intensamente o calendário do Outlook e o sistema de e-mails. Suas buscas estão ótimas e rápidas.”

 

 

Márcio Welter


“Como trabalho somente com o Mac, uso o Mail para e-mail, os lembretes: para tarefas rápidas e o  Evernote: para projetos.”


 

 

Sérgio Sartor


“Eu trabalho com o Mac. Uso o Mail do Mac para os emails, o calendário do Mac como minha agenda e o Wunderlist para minha biblioteca de informações. “


 

 

Joice Villas Boas


“Eu faço tudo no outlook. Quando me lembro de algo que tenho que fazer e não estou com o computador eu escrevo nas anotações do celular. Na verdade tenho poucas coisas, então meu sistema é muito simples.”


 

 

Jacques Zetune


“Estou em fase de implantação e ainda me estabilizando: comecei fazendo praticamente tudo no Microsoft Outlook, mas há 3 semanas fiz uma mudança importante, transferindo minhas listas para o Evernote. Então aí vai o depoimento do que faço hoje, sem prazo de validade (rs rs):

 

  • Pratico o GTD com papel, caneta, gravador de voz digital, computador e smartphone. 
  • Faço minhas coletas em bloquinhos espalhados pela minha casa, escritório, bolso da calça e automóvel onde deixo também um gravador de voz digital. Tenho algumas pastas físicas também (to Home, to Office, In etc.).
  • Mantenho minhas listas no Evernote, que acesso pelo notebook (um Dell Latitude com Windows 7) e também pelo smartphone, um Iphone 5 da Apple. 
  • No  Iphone, acesso meus contatos e o meu calendário que são centralizados em uma conta do Google utilizando as apps padrão da Apple (Contacts e Calendar).
  • Gosto de escrever meus emails no Microsoft Outlook. Às vezes recorro ao Webmail para fazer buscas.
  • Acesso o email também pelo celular através da app Boxer, principalmente. Com menos frequência, utilizo as apps de email padrão da Apple e a app Gmail da Google. 
  • Costumo fazer minha revisão semanal no meu notebook onde acesso o Outlook e o Evernote.”

 

 

Renata Montone


“Coleta faço praticamente toda no papel, pela própria praticidade que o papel oferece. Para organizar todos os meus projetos e ações usei por muitos anos o Things, tenho ele no iMac, no iPad e no Ipod/iPhone. O Things tem um visual limpo e bonito é fácil de usar e de gerenciar tarefas e projetos e é todo pensado em GTD, porém só funciona na plataforma Apple.

Este ano senti a necessidade de migrar para um sistema que eu pudesse acessar via Windows e testei o Evernote, inicialmente sem sucesso, percebi que a minha dificuldade estava em não ter a clareza visual que o Things proporcionava, percebido isso investi novamente no Evernote, mas desta vez criei uma configuração que se assemelhasse ao Things e desta forma funcionou muito bem para mim (anexo como ficou meu Evernote).

renata evernote.png

 

E-mails e calendário uso o Outlook que além dos excelentes recursos disponíveis para gerenciar e-mails e compromissos no calendário ainda tem um link direto para o Evernote.

No iPad sincronizo a conta Exchange e visualizo meus compromissos via Calendário(nativo) e meus e-mails via Mail(nativo), além de ter acesso também ao Evernote.”


 

 

Rafael Lehnen

 

“Eu comecei a utilizar o GTD com uma caderneta com folhas destacáveis quando tinha meus 19 anos que me ajudaram muito.

Atualmente utilizo a ferramenta Outlook do Office. Processo os meus e-mails de duas contas e programo meu dia a dia no calendário Outlook.

Gerencio minhas tarefas também no próprio Outlook. Gosto muito do OneNote para elaborar meus projetos e tarefas. Acho ele muito completo em questão de ferramentas de trabalho e a facilidade de configuração.

Estou muito feliz e satisfeito com a ferramenta e as funções que estou utilizando.”


 

 

Thais Godinho


“Como agenda, utilizo o Google Calendar, que considero a melhor opção, levando em conta todos os prós e os contras. Também levo sempre comigo um bloco de notas e caneta para anotar ideias, tarefas a serem feitas e outros apontamentos. Costumo escrever muito e o papel é o mais viável para mim. Na maioria das vezes, digitalizo com o celular ou o tablet e envio para arquivar no Evernote. Utilizo o Evernote como a minha central de tudo relacionado ao GTD. De fato, minha organização no próprio Evernote vem do sistema do David. Utilizo somente dois cadernos (Inbox e Processed), sendo um deles meu caderno padrão, caixa de entrada. O restante é organizado por tags (etiquetas). Tenho a seguinte hierarquia de organização:


1. Tarefas

2. Projetos

3. Objetivos

4. Áreas de foco

5. Visão


Dentro de cada uma dessas etiquetas há outras que segmentam de acordo com as minhas necessidades. Vivo revisando esse formato para simplificar e chegar em algo que realmente me atenda sem complicar muito a vida. Dentro de 1. Tarefas, por exemplo, tenho os contextos, duração e prioridade, além da separação por status (próximas ações, em espera, concluídas e por aí vai). Faço o mesmo para as outras tags.


Com esse sistema, aliando o uso de uma agenda com o repositório do GTD no Evernote, consigo me organizar bem no dia-a-dia, sem utilizar diversos recursos diferentes e ter que consultar vários lugares para ter todas as coisas feitas. O resto é a mágica do GTD: coletar, processar, organizar, executar e revisar.”


 

 

Cris – Marcia Sisi


“Minha vida GTD acontece em diversos notebooks (ambientes win7, win8, iOS7, android, e inclusive de papel – agenda fichário tipo filofax).  Esse vai e vem constante entre equipamentos e plataformas me levou a concentrar 99% dos meus dados na nuvem. Tenho Instalados Outlook, Onenote e Evernote, mas uso em momentos muito específicos, minha base está na plataforma google com tudo sincronizado em todos os dispositivos. Exceto na agenda de papel, esta é a mão mesmo por falta de opção rsrsr, mas funciona como um estepe indispensável tanto de compromissos de calendário como de listas e brainstorms.


Atualmente a ferramenta que tem me facilitado mais chama-se ActiveInBox.

 

gerenciador de tarefas Cris.jpg

Repare

1) É a nova barra de ícones com minhas etiquetas de status e dropdowns de projetos, contextos e referências para etiquetar o email aberto em 1 ou 2 cliques de mouse. A segunda linha desta barra é mais complexa de explicar, mas são macros para automatizar a sequência de eventos relacionadas a este email especificamente.

2) A barra de menus esquerda, nativa do active, pode ser exibida ou oculta clicando no cubo.

3) Nestas 3 chamadas para o item 3 você poderá observar que este email foi enviado para a equipe solicitando retorno até 05/04, nos ícones do alto defini a data como 11/04 para meu deadline e etiquetei em waiting. No calendário a data de publicação é só para 18/04.

O mais interessante no entanto é a área em azul = minha lista de tarefas relacionadas a este email (4 e 5).

4) Lista ticável.

5) Anotações gerais.


O gmail vai empilhando as respostas das pessoas e eu vou evoluindo nas tarefas deste email, um verdadeiro projeto GTD com tudo que ele tem direito (lista de tarefas, pessoas, calendário, lembretes, anexos). Sem falar de uma outra barra de ícones no alto da tela, oculta nesta imagem, com outros itens e o sistema de busca padrão do gmail.

Me diga que este sistema não é genial, rsrsr estou adorando.”



Agora você não tem mais dúvidas, seu GTD deve funcionar para você, melhorando sua rotina, apenas isso. O segredo é descobrir onde você está, para onde quer ir e o que precisa fazer para chegar lá. Anote na agenda os “quando” e revise semanalmente para não perder o rumo.

 

Saiba um pouco mais sobre cada um da equipe clicando aqui. Você não sabe o que é GTD? Comece com nosso e-book “Introdução ao GTD”.

 

Abraços,

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

{{cta(‘51705e8a-82ab-4fa8-9cc6-00e765d5642a’)}}

 

Compartilhar: