Um artigo da Courtney (Buffer) traduziu instantaneamente para meu cérebro alguns caminhos muito eficientes para resgatar a criatividade e colocá-la em ação. Ela descreveu passo a passo como é que as ideias mais brilhantes ficavam “engavetadas”, em seguida, como resolveu isso.

cérebro que trai

Muito provavelmente você também vai se identificar com os problemas e soluções listados aqui. Depois nos conte nos comentários ok!

Imagine as suas melhores ideias reunidas e mais bem utilizadas.

E que tal colocar em prática o máximo possível antes que vire adubo?

Vejas a lista das 6 maneiras que seu cérebro usa com mais frequência para “perder” suas ideias mais criativas e a sugestão de como virar este jogo.

1.

Ele lhe diz que elas ainda não estão boas

Este é o breque utilizado com maior frequência. Sempre está faltando alguma coisa para aquilo ser considerado bom o suficiente. Então, o medo de sermos ridicularizados nos paralisa.

Caminho possível: compartilhe com seus amigos mais íntimos ou com os completamente desconhecidos. Pode parecer absurdo, mas quanto mais falar sobre esta ideia, mais rapidamente ela irá amadurecer. Até alguns testes frustrados podem ajudar no caminho da excelência da ideia.

2.

Quem sabe ele tenta convencê-lo de que é algo difícil demais

Esta é uma ilusão que pode ser desfeita assim que você pegar o jeito. Mas mesmo sendo algo extremamente complicado ou trabalhoso, se trouxer satisfação a você fazer, ótimo, sinal que vale o esforço.

Caminho possível: comece o quanto antes. O primeiro passo é o mais difícil, os próximos virão no embalo. Se for preciso se isolar para dar foco total no primeiro passo, faça isso.

3.

Se fosse mesmo tão bom, outra pessoa já teria feito

Sim e não. Pesquise para certificar-se disso. Ainda que muitas outras pessoas já tenham realizado sua ideia, nenhuma delas é você, nem fez ou fará algo exatamente igual. Aprenda com os erros que elas já cometeram.

Caminho possível: confie em si mesmo e perceba que não existe ninguém igual no mundo inteiro. Existem coisas que só você poderá fazer, mesmo que use os mesmos ingredientes, o resultado final será único. É preciso tentar e insistir o suficiente para se certificar disso.

4.

Agora estou ocupado demais para me distrair com isso

Distrair-se? Seria mesmo este o caso? Ainda que fosse, se é algo realmente importante para você, merece a devida prioridade em sua vida.

Caminho possível: se acredita que não é a pessoa mais adequada para realizar a ideia, por favor, compartilhe para outro realizá-la. Ou capacite-se para adquirir as competências necessárias. Priorize.

5.

Seu cérebro o distrai

Vamos ser justos aqui, não só ele. Hoje em dia temos celulares, internet e tantos outros subterfúgios para nos distrair que seria até uma maldade colocar a culpa apenas em si mesmo.

Caminho possível: isolar-se fisicamente, fechando-se numa sala e desligando todos os aparelhos conectados. Criar urgência também funciona para dizer não mais facilmente para tudo que tentar interromper sua concentração.

6.

Isso pode ser muito perigoso

É verdade, pode mesmo. O medo é um instinto de proteção valiosíssimo para preservar sua vida. Deixar-se ser prisioneiro dele, no entanto não é bem o que você quer, não é mesmo? Trabalhe isso em si e considere que a vida é recheada de riscos. Para morrer não precisa muito, basta estar vivo.

Caminho possível: resigne-se diante do fato de que somos todos vulneráveis, analise e planeje para minimizar os riscos. Você pode criar um círculo de amigos de confiança para compartilhar as ideias entre si e os primeiros julgamentos (bons ou ruins) podem ficar ali mesmo, incógnitos. A sensação de liberdade para ser ilógico pode contribuir para ideais criativas, que fluem sem medo e podem até materializar-se.

Muitos de nós passamos por esses mesmos dilemas e o mundo certamente ficará mais pobre sem experimentar nossas ideias. Coragem!

Esperamos que este artigo incendeie sua esperança e fortaleça sua autoestima. Estamos ansiosos para conhecer suas ideias, por mais malucas que possam parecer. Compartilhe, comente, use seu GTD para tornar isso realidade.

Abraços,

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade

{{cta(‘51705e8a-82ab-4fa8-9cc6-00e765d5642a’)}}

Imagem: motherboard.vice.com

Tradução/inspiração livre: BufferOpen

Compartilhar: