Lendo este artigo da Mashable sobre Integração Vida/Trabalho é possível perceber que as soluções podem ser tão diversas quanto os problemas existentes. Mais que isso, que cada um de nós pode superar os próprios obstáculos (sejam quais forem) ou optar por contorná-los, fazendo outro percurso tanto para equilibrar como para integrar ambos.

 

equilibrio resized 600

 

A profissão pode ser tradicional ou mais moderna (home office), ambas oferecem desafios para integrar e separar a vida pessoal do trabalho. Solteiro ou casado, com ou sem filhos, trabalhando 8 ou 16 horas diárias, cada um de nós possui um conjunto de dificuldades para lidar com esta questão. O mais importante talvez seja decidir conscientemente o que deseja e o quanto está disposto a investir nisso. Muitos dos depoimentos do artigo provam que, por mais improvável que possa parecer, se decidimos que vamos realizar, os arranjos possíveis surgem e funcionam.

 

Afinal equilibrar ou integrar?

Integrados ou não é preciso manter um equilíbrio de atenção entre eles. Foram apresentadas soluções criativas em diversos depoimentos. Em cada caso as escolhas aconteceram de acordo com as disponibilidades existentes. As pessoas definiram com clareza seus objetivos e decidiram por vencer os desafios para alcançá-los.

De suas experiências, podemos extrair algumas dicas valiosas:

 

Priorizar sua saúde

Sem a saúde em dia tudo se complica. As soluções encontradas vão desde carregar consigo algumas frutas para as refeições intermediárias até reservar um espaço na agenda para seu tempo na academia, passando por ir trabalhar de bicicleta ou usar mais as escadas que os elevadores.

 

Mesclar atividades

O segredo aqui é usar um mesmo intervalo de tempo para uma ação que atinja mais de um objetivo. Por exemplo, ao sair para caminhar (saúde), fazer isso acompanhado (família ou amigos) e aproveitar para conversar assuntos importantes (família ou carreira). Criar laços de amizade com os colegas de trabalho mostrou-se uma mesclagem muito produtiva para alguns.

 

Manter distância do estresse

Realizar rituais de entrada e saída nos cenários trabalho/vida pessoal – como alguns minutos em oração ou meditação – foi uma da ações citadas como eficazes. Cochilos ocasionais serviram como desestresssantes para os profissionais sem disponibilidade de uma noite com 8h de sono contínuo, e, sem dúvida, férias com a regularidade necessária para sua sanidade pessoal.

 

Priorizar sem desrespeitar, de maneira consciente

As pesquisas indicam que muitos profissionais temem prejudicar a carreira com suas obrigações familiares. O segredo aqui parece ser substituir “obrigação” por decisão com escolhas conscientes. Seja interagindo com seus filhos via Skype, mais tempo do que gostaria, seja desligando todos os equipamentos eletrônicos para os momentos de convivência presencial. O importante é não se ressentir da situação. Aceitá-la e aprender a conviver com ela, como uma escolha sua, ou mudá-la.

 

Reavaliar constantemente

Você está feliz, satisfeito, cansado, estressado? É muito importante ter claro para si mesmo o preço que está pagando pela conquista de seus objetivos. Se em algum momento você entender que a relação custo-benefício não está valendo a pena, pare, redesenhe as soluções ou reajuste sua trajetória.

 

 

Integradas ou equilibradas, suas áreas de responsabilidade são uma escolha pessoal e precisam caber em seu tempo disponível. Sua vida é a composição desses aspectos que você permitiu fazerem parte de seu dia a dia e serão sua responsabilidade enquanto você continuar permitindo.

 

 

Caso você não queira abrir mão de nada que já existe em sua vida, mas não esteja dando conta de cuidar de tudo isso, experimente a metodologia GTD para gerir melhor seu tempo. O GTD™ permite maior performance, capacidade de realização e inovação. Alivia a sensação de sobrecarga, gerando foco, clareza e confiança. 

 

Abraços,

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

Imagem: kotaku.com.br

Tradução/inspiração livre: Mashable

 

 

Postagens anteriores que você pode gostar:

 

Como sair de férias sem se preocupar com o trabalho

Está indeciso se tira férias ou não? Alguém vai precisar substituí-lo? Isso o deixa tranquilo? Veja aqui algumas dicas. 

Read More

 

 

Dica de Outlook 2010 e 2013: Como fazer Backup

Muitas de suas mensagens do Outlook possuem função crítica, e fazer uma cópia de segurança poderá salvar a situação. Veja neste vídeo rápido como se faz isso. 

Compartilhar: