Stephen Covey escreveu: “Quando estiver tentando galgar a escada do sucesso, certifique-se de que ela está encostada no edifício certo”. Saiba como descobrir seus valores para pautar suas escolhas!

valores resized 600

 

No Hábito 2 – “Comece com um fim em mente” de seu livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, Covey nos conduz para uma análise comparativa entre liderança e gerência. Esta é uma questão fundamental para entendermos como definimos nossos projetos de vida e se estão coerentes com nossos valores.

 

Um gerente, de modo tático, ocupa-se da tarefa de organização e condução de algo pelos melhores caminhos. Ele trabalha estrategicamente, gerindo todo tipo de dificuldade que surja, visando a conclusão dos objetivos originais. Poderia exemplificar num cenário industrial em que o gerente vai promover um produto final perfeito. Não faz diferença se o produto é um carro ou qualquer outro.

 

Já o líder precisa necessariamente atuar num momento anterior, sem afastar-se em nenhum ponto do processo. O trabalho dele é manter a chama acesa, sem perder o foco original. O exemplo pode ser que o gerente está conduzindo a produção de carros com excelência, mas a fábrica é de navios. Então o líder está ali para olhar mais longe. Ele tem claro quais os objetivos maiores. Não basta uma produção excelente, é preciso conseguir “navios” como produto final.

 

Esta liderança é essencial em sua vida. Você precisa cultivar uma visão de líder ao escolher seus projetos de vida. Quais são seus valores? Se você acredita que ser abstêmio é uma das melhores qualidades do ser humano, que sentido faria tornar-se proprietário de uma fábrica de aguardente? Já caiu em desuso a frase “faça o que eu mando, não faça o que eu faço”, não funciona mais. Sua qualidade de vida vai ruir ao olhar para trás e não sentir orgulho do que você foi, criou, construiu, executou, inspirou.

 

Manter uma coerência entre seus valores maiores e os projetos de vida que escolhe dedicar-se será um “golpe de mestre” para sentir-se orgulhoso mais tarde! Como descobrir seus valores? No livro, o Stephen Covey dá algumas orientações como esta:

”…Existem diversas técnicas de uso da imaginação que podem colocá-lo em contato com seus valores. Mas o efeito final de cada uma que eu já experimentei é o mesmo. Quando as pessoas se dedicam seriamente a identificar o que realmente importa para elas em suas vidas, o que realmente desejam ser e fazer, elas se tornam mais reverentes. Elas começam a pensar de um modo mais amplo, para lá do dia de hoje e de amanhã…”.

 

Caso não tenha lido ainda os 7 hábitos, este resumo está em português e é muito bom. Encontrei também uma dissertação que analisa os efeitos destes hábitos em ambiente empresarial, recomendo a leitura.

 

Abraços

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

 

Imagem: blog0news.blogspot.com

Compartilhar: