Quem entre nós saberia dizer num piscar de olhos onde se encontra, para onde está indo, aonde pretende chegar (em longo prazo) e qual o motivo real para esta escolha?

foco

De acordo com o GTD, perceber com clareza quais as nossas áreas de foco (papéis e responsabilidades) e dedicar energia de maneira consciente para cada uma delas ajuda a equilibrar a vida em sua totalidade e torna o GTD mais eficiente em longo prazo.

Analisando nossos papéis (atualmente mais ativos) e quais nossos objetivos com cada um deles, podemos avaliar se estamos usando um tempo equilibrado as áreas ou se estamos investindo muito tempo em uma e deixando a outra de lado, por exemplo.

Existe uma maneira de ver e equilibrar bem isso?

Sim, primeiro fazendo escolhas e priorizando. Depois tentando apagar a ideia de dividir a vida entre pessoal e profissional. Finalmente precisaremos reconstruir o conceito de equilíbrio para conseguir visualizar o quanto 15 minutos podem ser equivalentes a 3 horas inteiras ou mais. Preparado?

Comece assim:

Faça suas listas

A primeira poderá conter tudo que atualmente tem usado suas horas. Experimente listar suas atividades diárias durante um mês, incluindo o tempo que passa dormindo. Se já sabe isso, melhor. Agora tente agrupar as ações por tipo, criando várias combinações. Por exemplo, se descobriu que passou as últimas 168 horas (uma semana) alternando entre meditar, dormir, estudar, trabalhar, cozinhar e comer, pode decidir que suas divisórias de papéis vão se chamar: pessoa, aluno, funcionário/empresário, cozinheiro. Ou numa visão de dimensões energéticas você pode criar as divisões com nomes, como físico, mental, emocional e espiritual. Sinta-se livre para experenciar aqui.

Escolha quem você quer ser

Escolher algo não significa se tornar prisioneiro daquilo, significa apenas que vai assumir as responsabilidades e consequências de suas escolhas. Quem estuda medicina não deveria abandonar os estudos nunca, além de se dedicar vários anos à faculdade, do contrário não obterá o canudo de médico ou mesmo com ele em mãos não será capaz de realizar a profissão com maestria. Fora o fato do custo financeiro e de tempo que, em grande parte, podem ser considerados mal empregados. Ainda assim, ser médico não é a sua sina, é uma escolha sua. A qualquer tempo você poderá reescolher, precisará de uma boa dose de coragem, mas é livre para isso.

Priorize

Priorizar significa atribuir valores diferenciados. Aqui você vai pegar sua lista de objetivos e organizar em uma sequência lógica de ações. Não faz sentido o objetivo de ser gerente do departamento se você mal entende o negócio da empresa ou não possui as competências necessárias para a função. Numa análise consciente, sabe que o sucesso neste objetivo será mais provável se primeiro estudar e sentir-se seguro de sua qualificação para este desafio. Você está priorizando os estudos em relação à promoção. Está escolhendo o que é importante ser feito em primeiro lugar.

Entenda o todo interligado

Ainda que exista uma aparente separação entre nossa vida pessoal e profissional, social e familiar ou quaisquer outras que consiga ver, todas estão interligadas, interferindo umas nas outras. Sem dormir ou alimentar-se adequadamente sua saúde pode deixá-lo na mão. Doente, você não trabalha, demanda a atenção da família e pode gastar muito dinheiro com isso. Sem trabalhar por um longo período ou repetidos curtos períodos, pode acabar perdendo seu emprego. Exercite essa visão de conexão entre seus diferentes papéis para começar a quebrar a divisão estática entre eles.

Quando 15 minutos valem mais que 3 horas

Para promover um bom equilíbrio entre sua dedicação às diferentes áreas de foco, será preciso resistir à tentação de apenas dividir as horas disponíveis de maneira igualitária. É comum ver pessoas dedicando 8 horas para dormir, 8 para trabalhar e fazendo malabarismos para encaixar tudo o mais nas 8 restantes. Algumas, frustradas com esta divisão durante a semana, podem até desperdiçar fins de semana inteiros prostradas em frente da tv, bebendo nos bares noturnos e/ou dormindo na tentativa de recuperar a coragem para a semana seguinte. Você pode fazer parte de um outro grupo. Aquele que distribui vários 15 minutos focados na realização do que realmente importa, diariamente, e consegue realizar mais com menos. O que você definiu como prioridade precisa ser realizado primeiro e com a devida dedicação, não necessariamente com o maior tempo.

É importante frisar que o céu é o limite aqui. Tanto os nomes de suas divisórias quanto o volume de separações que você cria precisam apenas fazer sentido para você. Um bom teste é pegar uma dúzia de ações que você normalmente realiza e tentar encaixar em uma ou mais destas áreas de responsabilidade. Se conseguir fazer isso rapidamente, sem sentir dúvidas, maravilha. Esta é atualmente sua nomenclatura ideal de áreas de foco e responsabilidade.

O método Getting Things Done conduz quem o pratica a realizar revisões periódicas para realinhar objetivos, prioridades e encaixar isso nos tempos disponíveis. A gestão do tempo melhora e o que você priorizou ocorre. Ouça nosso podcast sobre os níveis do GTD, nele falamos sobre as áreas de foco.

Abraços,

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Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade

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Imagem: henkel.com.br

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