Você sabe como motivar seus funcionários ou você mesmo a fazer mais – sem dinheiro extra? Quer melhorar drasticamente o seu próprio desempenho para ajudar seus colaboradores sem ter aulas, participar de seminários, ou comprar novos dispositivos tecnológicos?  É mais fácil do que você pensa.

 


Veja como:


Crie incentivos para a autoestima.

Todos nós trabalhamos duro quando nos sentimos respeitados e apreciados.  Pode parecer óbvio, mas esquecemos disso com muita facilidade. Cada funcionário é diferente, portanto, não adianta fazer de qualquer jeito. Você precisa pensar sobre o tipo de elogio e reconhecimento que terá um significado real para cada pessoa que trabalha com você. Por exemplo, algumas pessoas gostam de serem elogiadas publicamente, outras preferem uma palavra discreta e privada.

Construa impacto.

Por exemplo delegar a seu subordinado a entrega de uma apresentação para a alta gerência. Colocar seu colaborador como encarregado de um projeto importante. Oferecer a um dos membros da equipe a oportunidade de treinar em outro departamento. Os colaboradores trabalham empenhados porque é o trabalho deles, mas vão trabalhar ainda mais quando sentirem-se bem consigo mesmos, valorizados.

Cada trabalho tem suas particularidades e seu ponto de equilíbrio – certifique-se de explorar plenamente estas características para que seus funcionários possam sentir um profundo bem estar nesta atividade, tanto profissional como pessoalmente. Você ficará surpreso com os resultados. Eles serão naturalmente mais produtivos – e mais felizes. Os dois sempre andam de mãos dadas.


Elimine coisas estúpidas.

Cada empresa e cada trabalho tem um número de tarefas significativas, mas vez por outra algumas nos parecem sem valor. Pense em tudo o que mantemos só porque “é como sempre fizemos as coisas”. Se uma tarefa não faz vendas diretas de impacto, não promove qualidade, produtividade ou segurança, pode ser interessante se livrar dela e liberar esse tempo.


Uma vez eu comecei um novo emprego e tive que passar duas horas por dia criando relatórios. Depois de uma semana fiz um pouco de networking e pedi aos beneficiários que fornecessem um feedback para eu saber como poderia melhorar os relatórios. Cada pessoa respondeu com alguma versão de “Não se preocupe com isso … Eu nem sequer olho para eles.” Eu parei de criar os relatórios, ninguém se importava, virei um superstar simplesmente porque eu tinha mais tempo para me concentrar em outras tarefas. Livrar-se das coisas estúpidas fará cada funcionário ter mais tempo para ser um super profissional.


Ofereça uma coisa simples que você pode fazer para tornar o trabalho de alguém mais fácil. Todo mundo enfrenta barreiras e obstáculos. Todo mundo lida com suas frustrações. Se você quiser tornar o trabalho de alguém mais fácil – e, portanto, mais produtivo – Pode ser interessante perguntar. Basta dizer: “O que eu poderia fazer para tornar seu trabalho mais fácil?”. Eles vão te contar. Nunca force seus funcionários a se contentar com a “mesma coisa” todo dia em seu trabalho: o status quo é um assassino de produtividade.


Ajude usando este tempo para se envolver.

Gerenciar por blocos é bom, mas a gestão de pitching é muito melhor. Eu digito muito rapidamente, por isso, mesmo estando no comando de quatro departamentos ia para o nosso departamento de transporte todos os dias para processar os pacotes FedEx. Usava apenas cerca de 15 minutos do meu tempo mas fazia uma grande diferença para o departamento. Isso me deu uma desculpa para interagir e ver como os funcionários nesse departamento estavam fazendo sua rotina. Acredite vai ajudar na realização de dois objetivos: Você presta assistência, o que é bom, e começa a interagir de uma maneira mais natural (não forçada), que é impressionante. Basta perguntar se você pode ajudar. Seus colaboradores vão apreciar o gesto – e se você escolher corretamente onde agir, também pode aprender muito.


Agilize a manutenção do foco.

Deixe-me adivinhar: Toda vez que você atribui um projeto não resiste ao comentário “Bom, enquanto você está nisso, não seria ótimo se você também …”.

Decidir o que fazer é importante, mas muitas vezes decidir o que não fazer é ainda mais importante. Cada posição, cada projeto, cada iniciativa tem um objetivo primário e 90% do esforço dos envolvidos deve ser para realizar esse objetivo primário. O desempenho tem sua base no esforço, mas as grandes conquistas são baseadas em foco. Dissolva rapidamente você mesmo o não essencial para permitir que seus colaboradores mantenham o foco no que é realmente importante. Eles não só vão fazer um trabalho melhor, terão mais tempo para se dedicar ao próximo projeto crítico.


Tradução livre: portal Inc

Abraços 

+Produtividade -Estresse

Marcia.Sisi@CallDaniel.com.br

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade

 

imagem: rtcconsultoria.com.br

Compartilhar: