Jeitos práticos de dizer não” no trabalho e conseguir priorizar mais”
Um artigo da FastCompany focado em Kristin Muhlner nos traz vários insights para encarar bem o momento de dizer “não”. Veja a lista aqui.
Nem sempre conseguimos a coragem necessária para “dizer não”. Essa atitude pode resultar em consequências muito mais desastrosas do que imaginamos. Não levar em consideração que o outro está contando com você e com o cumprimento das promessas que fez é um erro que pode custar muito caro.
Serão precisos bons motivos para que possamos argumentar (pelo menos com nós mesmos) o porquê deste ou daquele “não”.
Inspire-se em Kristin:
Delegar
Ela entende como uma falha pessoal quando não sente segurança para delegar tarefas. Significa que, muito provavelmente, não treinou sua equipe a contento. Dizer não para esse “apadrinhamento” de seu pessoal e concentrar-se no que apenas você pode fazer é a melhor maneira de empregar seu tempo.
Networking é preciso?
Às vezes sim, mas não o tempo todo. Caso não seja firme neste ponto, pode acabar preenchendo o mês inteiro apenas com os encontros profissionais, não faltarão oportunidades para isso. O marketing pessoal é importante, mas deve ser bem dosado.
Selecione qual a parte do mundo que vai salvar
O mundo precisa de todos nós e você é muito importante também. Ainda assim a maior parte dos chamados deverá ouvir um “não” educado de sua parte. Concentre em uma ou duas causas apenas e faça bem feito nelas.
Prefira os autênticos
A maioria de nós usa um tempo considerável em relacionamentos supérfluos. Concentrar sua atenção apenas nas pessoas com as quais pode contar realmente é muito mais produtivo e agradável.
Respeite-se
Dizer “não” quando percebemos que a carga está pesada demais é uma questão de sobrevivência, mas também de respeito por si mesmo e pelo outro. Preste atenção como você fica bem mais produtivo quando está tranquilo e descansado.
Descanse o suficiente
Pode ser dormindo ou apenas não pensando em trabalho. Apague as regras, apenas você sabe exatamente o que seu corpo, mente e coração precisam para renovar suas energias. Respeite seus limites e chegará mais longe.
O que achou dessas dicas para dizer “não” com uma boa argumentação e sem peso na consciência? Você possui mais algumas? Por favor comente, compartilhe conosco.
Leia mais dicas aqui sobre como dizer não.
Abraços,
Marcia.Sisi@CallDaniel.com.br
Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade
{{cta(‘51705e8a-82ab-4fa8-9cc6-00e765d5642a’)}}
Imagem: mundodastribos.com
Tradução/inspiração livre: Fastcompany.com
Leia também
Como as pessoas de sucesso lidam com o estresse
Permanecer calmo, com a frieza e a capacidade necessárias para fazer o que precisa ser feito é uma característica típica dos “Top” em performance, segundo pesquisa da TalentSmart.