Podemos começar pelas definições básicas padrão, mas não podemos parar por ai. Enxergar de maneira muito clara a nossa própria vida, saber o que significam nossas ações cotidianas a partir de um cenário maior e escolher, por exemplo, as 5 tarefas mais impactantes de uma lista de mil e uma tarefas é ser produtivo e viver com mais qualidade. Estarei fazendo a coisa certa, dentro do que se entende como humanamente possível de ser feito mas também ganhando em qualidade de vida, concorda?

qualidade_de_vida.jpg

Segundo o Wikipédia: Qualidade de vida é o método utilizado para medir as condições de vida de um ser humano ou é o conjunto de condições que contribuem para o bem físico e espiritual dos indivíduos em sociedade. Mas segundo este artigo disponível na Scielo.br, “Devido à sua complexidade e utilização por diversas áreas de estudo, a falta de consenso conceitual é marcante” para este termo.

 

Se mudarmos a ordem da frase ela pode ficar mais simples de compreender: o que é uma vida com qualidade? E se esclarecermos isso a partir de nossos próprios pontos de referência, também. Então você pode decidir com mais convicção que uma vida com qualidade inclui saúde e bem estar, conforto financeiro, equilíbrio emocional, relações amorosas e edificantes… ou tantos outros itens que considerar impactantes para sentir-se satisfeito com sua própria vida. Mas também e não menos importante, para identificar o que está impactando negativamente nesta questão e mudar de rumo.

 

O GTD pode ser nosso grande aliado para conquistar uma vida com mais qualidade a medida que nos orienta como mapear tudo isso e depois construir passo a passo um caminho que nos leve onde queremos estar. Olhe para este gráfico:

horizontes.png 

A semelhança de uma escada, podemos subir degrau a degrau e chegar em cada ponto pisando sobre bases sólidas, que nós mesmos escolhemos e construímos. O objetivo não é transformar-se em super homem, apenas em uma pessoa de ALTA PERFORMANCE com qualidade de vida.

Recomendo que seja o mais audacioso quanto possível ao desenhar sua escada e uso como embasamento a frase de Henry Ford, adaptada para “Se você acredita que sim, ou acredita que não, de qualquer forma você tem razão”. A Física das Possibilidades, comprova que a maneira como definimos os significados em nossa mente interfere no que sentimos e determina nossa maneira de agir. Ela nos empodera para escolhermos nosso caminho com mais atenção a medida que comprova a grande probabilidade de que podemos chegar lá.

Defina para si mesmo o que é uma vida com qualidade e experimente na prática para saber se isso está realmente aumentando sua qualidade de vida. Só não vale definir que exercícios vão aumentar sua qualidade de vida e ficar apenas admirando a meta no papel, ou pior, ficar teimando em fazer exercícios que só te estressam e engordam. Neste caso, mudar sua alimentação pode ser mais efetivo que exercitar-se.

Informe-se mais sobre os horizontes de foco, sobre o GTD, o Mind e conte com a Call Daniel para auxiliar você neste percurso.

 

Abraços

Cris

 

imagem: coelhodafonseca.com.br

Compartilhar: