Ando devagar porque já tive pressa… Isso mesmo, nem sempre a solução será pisar mais fundo no acelerador.

sem tempo para resized 600

Será que existe algum segredo mágico? Todos estamos sob as mesmas leis: 24 horas por dia. Enquanto continuar assim, para aproveitar bem o tempo, será preciso entender melhor porque o dia de algumas pessoas parece render mais que o nosso.

Excepcionalmente conseguimos ver que nosso dia rendeu. Podemos contar nos dedos as vezes em que tivemos a sensação de que as horas de nosso dia esticaram e foram suficientes para realizarmos muito mais que planejamos. Em regra, nosso dia passa mais rápido do que gostaríamos e nem tudo que colocamos na lista foi realizado no tempo disponível.

A pergunta é: será que estamos avaliando bem essas situações e escolhendo as melhores soluções? Existem muitas maneiras diferentes para lidar com essa situação. Neste artigo, inspirado no original em inglês, estamos trazendo 10 desculpas que comumente usamos para justificar nossa falta de tempo e o que normalmente entendemos como possíveis soluções.

Estude com tranquilidade cada item desta lista e não só tente identificar-se, mas principalmente empenhe-se para mudar o que for preciso.

1. Será que eu preciso dormir menos para conseguir fazer mais?

Existe um volume muito grande de pessoas que acredita nisso. Possivelmente elas não estejam percebendo os grandes prejuízos em foco e produtividade que advêm desta escolha. E você? Quantas horas tem reservado para seu sono? Já tentou mudar isso por tempo suficiente para perceber os efeitos em sua rotina? Nem todos estamos dentro da regra e podemos ser a exceção, que se satisfaz com poucas horas. Certificar-se disso pode ser uma questão de vida ou morte para sua produtividade diária.

2. Possivelmente trabalhar mais horas seja a solução para este problema?

Será mesmo? Experimentos nesta área mostram que não. Relatórios da ONU esclarecem que milhões de pessoas andam tão ocupadas que não lhes sobra tempo para “apenas” viver e aproveitar esta oportunidade de maneira gratificante. Nós trabalhamos para suprir nossas necessidades de vida, não vivemos para suprir as necessidades do trabalho. Percebem a inversão de valores aqui?

Em alguns momentos podemos escolher dedicar mais tempo com objetivos bem específicos, tudo bem, mas regra é diferente de exceção. Chavão ou não, sua vida está passando e o tempo não volta jamais. Ter algumas horas bem trabalhadas é mais efetivo que trabalhar mais horas.

3. Quem sabe eu esteja mesmo muito ocupado atualmente.

Inegavelmente existem momentos de maior velocidade e movimentação em nossas vidas. Isso não quer dizer que ela possa/deva ser um frenesi constante. Ainda que você esteja no grupo das exceções e sua vida pareça uma corrida de fórmula 1 desde que se entende por gente, mesmo assim o descanso e as pausas regulares precisam fazer parte de sua rotina e serem respeitados. Caso contrário, você pode parar “na manutenção”.

Este é um ótimo estereótipo a ser desconstruído, a concentração total por longos períodos não é o que torna você mais produtivo. Breves pausas vão ajudar em seu foco e a produtividade vai aumentar, principalmente quando sua velocidade precisa atingir o auge.

4. Será que parar de pensar no problema ajuda?

Está cientificamente provado que os problemas mais difíceis são resolvidos em momentos de “distração”. Quando você aparentemente se desliga da questão problemática e relaxa, voilá, pode surgir uma excelente solução. É o que as estatísticas apontam. Ter tempo para fazer nada é otimizar recursos para abrir possibilidades de chegar rápido às soluções mais brilhantes. Que tal experimentar?

5. Eu estou bem, apenas não ando me exercitando muito.

Exercício físico é tão essencial para sua capacidade intelectual quanto o ar para sua vida. Movimente-se com mais regularidade e poderá perceber a grande diferença que fará para sua competência mental. Dedicar um tempo específico para as atividades físicas é quase um seguro contra a improdutividade. Se ainda não testou isso, por favor, permita-se.

6. Quando eu tiver mais dinheiro, automaticamente terei mais tempo livre.

Você realmente tem certeza disso? Experimente analisar a vida de quem possui mais coisas que você para conferir se ter mais dinheiro deu-lhes mais tempo livre. Matematicamente quem possui mais vai usar mais tempo para controlar e manter e que possui.

As chances de aumentar sua horas vagas gastando menos do que ganha são muito maiores do que tentando ganhar mais que o atual. Esta é uma possibilidade real de ser mais feliz e menos estressado, que pode servir para você, caso considere experimentar.

Para aumentar seu tempo livre o mais efetivo será respeitar e usar melhor o horário de trabalho: realizando prioridades e mantendo-se focado.

7. Desculpe, mas você não olhou para a minha agenda. Ando tão ocupado atualmente que já estou cogitando a possibilidade de dormir menos horas ainda.

Estar ocupado nem sempre significa estar produtivo. Quando nos permitimos dizer não para o que não cabe em nossa agenda e trabalhamos bem focados no que realmente tem mais prioridade e impacto, temos como resultado uma agenda com mais espaços vagos. Será preciso aceitar que somos humanos e possuímos limites, mas o resultado é compensador.

8. Ou me permito a multitarefa, ou não vou entregar no prazo.

Este mito já foi derrubado. Nem os computadores conseguem isso. Alguns apenas são capazes de alternar entre as tarefas de maneira muito rápida. Os estudos científicos comprovam que você fará mais e melhor caso consiga manter-se concentrado em uma coisa de cada vez. Esta alta produtividade do foco trará mais tempo disponível, teste se ainda não o fez, as chances são grandes de funcionar também para você: monotarefa.

9. É pouco tempo.

Você pode até estar certo, mas existe uma grande chance de estar equivocado nesta avaliação.

Quer saber o valor de um ano? Pergunte a um aluno que foi reprovado.
O valor de um mês? Pergunte a uma mãe que teve um bebê prematuro.
O valor de uma semana? Pergunte ao editor de uma revista semanal.
O valor de um dia? Pergunte a um desempregado buscando recolocação profissional.
O valor de uma hora? Pergunte a um casal de namorados que quer se encontrar.
O valor de um minuto? Pergunte a alguém que acabou de perder um transporte coletivo.
O valor de um segundo? Pergunte a quem acabou de escapar de um acidente.
O valor de 1/10 de segundo? Pergunte a um atleta que foi medalha de prata numa competição.

Aproveite o tempo de hoje porque o ontem é história e o amanhã ainda não existe.

10. Eu não pude dizer não.

OK, só você será capaz de fazer a melhor avaliação antes de decidir por um sim ou por um não. Apenas lembre-se de que você não será mais amado por um sim não cumprido que por um não bem justificado. Inspire-se aqui para dizer não com convicção. Mantenha um controle mais transparente sobre sua lista de tarefas e quais as prioridades nela para gerir melhor seu tempo disponível convicto de que fez boas escolhas. Este será o caminho mais seguro para dizer sim e depois cumpri-lo no prazo.

É importante ter consciência e aceitar com tranquilidade o fato de que nem sempre estaremos em nossos melhores dias e ânimos. Nesses momentos, dizer “não tenho tempo” pode ser apenas o caminho mais rápido para livrar-se de algo. Sendo assim, tenha um pouco mais de paciência com si mesmo. Avalie com atenção cada situação em particular antes de tirar possíveis conclusões apressadas.

Existem bons motivos para as escolhas que andou fazendo, o que não o impede de repensar o seu tempo e de fazer escolhas diferentes a partir de agora.

Vou sugerir a leitura do artigo “30 coisas que você precisa parar de fazer para NÃO perder tempo”.

Abraços,

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade

{{cta(‘51705e8a-82ab-4fa8-9cc6-00e765d5642a’)}}

Imagem: vivomaissaudavel.com.br
Tradução/inspiração livre: Lifehack.org

TEMA de Dezembro no blog: Pendências e Finalizações

Current Articles | RSS Feed RSS Feed

Faça uma análise dos seus projetos em 2014

Feliz 2015

Mais um brilhante ano está para se iniciar. Quem sabe um tanto quanto mais ou menos brilhante que o atual ou o anterior, mas sem dúvida com um potencial intrínseco de ser excepcionalmente gratificante.

Como evitar trabalhar sob influência do latest e do loudest

loudest dog

Se você nunca ouviu falar disso, entenda melhor aqui o que significam. Se já sabe, descubra como desvencilhar-se.

Compartilhar: