Você tem lido bastante sobre o GTD, sua caixa de entrada funciona, nunca mais perdeu uma reunião e a sensação de bem estar é visível. Mas muitos de seus projetos continuam engavetados. Porque?

 

tirinha projetos

DICA 1 – revisar não só para não esquecer, mas principalmente para lembrar

Um dos pontos chave do GTD é a revisão. Não pense que ela existe apenas para que você não se esqueça de algo importante. Ela é fundamental também para que você se lembre. Qual a diferença? Quando você revisa regularmente todos os seus projetos (aqueles que parou para pensar e definiu com tanto cuidado como sendo realmente importantes para você) uma luz se acende. Você se lembra de que eles existem, são importantes e deseja vê-los realizados. Pode parecer simples isso, mas a regularidade na revisão encorpa sua consciência deles e faz muita diferença em seu desejo/empenho para realizá-los.

 

DICA 2 – definir ações físicas claras

Planejar a reunião é algo definido no gtd como um projeto pelo simples motivo que demanda mais de uma ação. Definir bem a primeira ação já será uma verdadeira injeção de ânimo. Porém definir mal a primeira ação poderá engavetar seu projeto para sempre. Exercite, erre, revise, altere. Se o projeto não andou por um período maior que o esperado, sinal de alerta ligado: sua primeira ação pode não ser clara e específica o suficiente. Veja este exemplo: “marcar a reunião” não é uma boa definição de primeira ação. Já “ligar as 15hs de hoje para o Carlos e marcar a reunião, verificar confirmação de recebimento do email no outlook” é. Percebeu a diferença?


DICA 3 – projetos de agora serão seu alicerce de amanhã

Não é de hoje que ouvimos dizer “preocupar-se é desperdício de energia”. Eu concordo plenamente com isso. Ocupar-se do que ainda não existe é matematicamente antiprodutivo. Definir projetos em longo prazo não é preocupação, é planejamento, organização, estratégia. Dedicar parte de sua vida desenhando como quer que ela seja é uma ação estratégica para realizar seus desejos, alcançar satisfação e bem estar. Preocupação é um remédio paliativo para tentar consertar algo que já deu ou possivelmente dará errado (passado e futuro). A vida se resolve no agora, plantar e cuidar para no tempo certo, colher os frutos.


Muitos de nós deixamos nossos projetos esquecidos porque não demos atenção a estas 3 dicas essenciais que promovem a evolução deles. Crie lembretes de ação para revisão em seu Outlook, se achar que deve. Quando valorizar seus projetos, mantiver a consciência fresca de sua importância e pegar o jeito na definição das primeiras ações, seus projetos começarão a sair da gaveta. Aqueles que na revisão deixaram de ser tão interessantes por algum motivo, vão para o grupo “Talvez, algum dia”. Assim você vai lapidando, retirando os excessos, mantendo apenas o essencial. Leia também este post sobre GTD para projetos, é muito bom.

Estas dicas foram “10” para você? Comente no blog as suas, para compartilhar com os outros leitores.



 

Artigo escrito em colaboração por Daniel Burd e Marcia Sisi

Especialistas em Produtividade e Gestão do Tempo da Call Daniel

 

imagem:  danielsantos.org


Compartilhar: