A verdade é que a verdade possui muitos pontos de referência. Pelos pontos que tenho usado atualmente entendo que o equilíbrio só pode ser alcançado quando os pratos opostos possuem quantidades equivalentes. Mesmas porções de claro e escuro, atividade e repouso, perdas e conquistas. Dedicação compartilhada entre vida pessoal e vida profissional conforme se apresentam as prioridades.

 

Assim, se nosso objetivo é mesmo o equilíbrio, será preciso aprender a lidar bem com este compartilhamento.

 


Você provavelmente ainda não chegou onde gostaria de estar, seja profissional ou pessoalmente e isso pode ser muito frustrante…

 

É importante saber que a sensação do fracasso provocada pela repetição constante de erros é a maior responsável pelo fracasso real. Aprendemos durante longos anos na escola que errar é o pior que podemos fazer. Não é. Errar faz parte do processo de aprender.

Nossa vida é cíclica. Em maior ou menor grau repetimos coisas o tempo todo e a vida inteira. Desde escovar os dentes até crises existenciais. Porque deveríamos achar que manter-se organizado, sabendo priorizar entre vida profissional e pessoal, é uma batalha única? Não é. Manter-se organizado é um processo de empenho contínuo, cíclico e regular para equilibrar as prioridades. Ele só acaba se e quando você decidir que não quer mais ser uma pessoa organizada. Fatalmente vamos errar durante o percurso e aos poucos aprender a definir equilibradamente as prioridades – que mudam o tempo todo.


Nossa vida é um conjunto de experiências – pessoais e profissionais – boas ou ruins conforme o ponto de referência. Equilibrar estes dois importantes aspectos significa, as vezes, dizer não para um em função do outro. Isso não é ruim, nem um erro. Nenhum deles é melhor ou pior, nem perde sua importância quando aprendemos que nossas prioridades devem ser compartilhadas entre os vários aspectos de nossa vida.

 

O GTD não é complicado, a nossa vida é que possui insumos infinitos.

 

Já ouvi vários comentários frustrantes sobre como o GTD pode parecer complicado e difícil de implementar. Existe uma confusão muito séria nestes relatos. A maioria deles se refere ao volume insano e aparentemente sem fim de demandas que nos chegam diariamente.

Até conseguirmos nos organizar e visualizar a necessidade de priorizar para não enlouquecer, ficamos bem “atolados”. Esse sufoco aconteceu porque agora conseguimos ver tudo o que estamos envolvidos, não porque o GTD seja complicado.

Usar o GTD para manter-se organizado em busca de uma mente tranquila e uma vida sob controle, seja em seu aspecto pessoal ou profissional, não é algo que possa ser comparado a produção de um relatório com começo, meio e fim. É um processo contínuo e infinito que vai melhorando com o tempo.

 

Quanto mais compromissos você assumir em um dos aspectos de sua vida, menos tempo terá para os demais. Usando o GTD você ficará apto a escolher o que lhe serve e o que não. Vai ser “obrigado” a priorizar.

Um copo não pode conter um litro, se contiver um copo é o melhor que pode fazer. Sua vida tem exatas 24 horas diárias como a de todo mundo, ainda não inventaram uma solução alternativa para isso. Conseguir visualizar as bilhões de possibilidades não significa conseguir encaixá-las em suas 24 horas diárias, nem nos 365 dias do ano.

 

Isso pode ser muito frustrante, concordo com você. Mas é a realidade que temos acesso no momento. O GTD é o melhor método que conheci até hoje para ajuda-lo a ver as possibilidades, criar valores e prioridades para elas, então escolher as que vão usar o seu tempo de vida na terra.

Simples. A complicação aparece quando você começa a ver – de verdade – as muitas possibilidades e se joga na sequência infinita achando que já, já, vai dar conta de tudo. Não vai. Jamais você vai dar conta de tudo enquanto estiver vivo.

 

A vantagem do método GTD é esvaziar sua mente.

O sucesso da metodologia está exatamente no convite à reflexão e na liberdade que ele oferece para você encontrar tempo e disposição para fazer o melhor possível, equilibradamente. Na competência que você adquire em discernir importante de urgente. No poder que ele lhe confere para escolher como vai preencher seus dias e sentir-se satisfeito com suas escolhas. Sejam no âmbito profissional ou pessoal. Ele vai te proporcionar uma mente vazia, capaz de decidir com criatividade e equilíbrio emocional.

 

Qual o ponto de equilíbrio para você é uma resposta que só você tem. O GTD o ajuda a encontrar esta resposta e mantê-lo equilibrado. Todas as demais escolhas, são suas. Aproveite o percurso desta descoberta. A felicidade está, muito provavelmente, no simples prazer da caminhada. Não necessariamente nos locais em que você consegue chegar. Aprenda enquanto erra e comemore isso! Mantenha o equilíbrio lidando bem com os opostos.

 

Abraços

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.


Imagem: casadaidea.com.br


Compartilhar: