Mindfulness é uma prática de meditação que nos ensina a ter um entendimento consciente e sem julgamentos do que estamos experienciando ao nosso redor. Essa prática permite um controle melhor de reações naturais e “automáticas” do organismo, que podem gerar situações de stress e ansiedade. 

Segundo o Mindfulness Institute, estudos científicos já provaram que essa técnica pode ser praticada por qualquer pessoa que tenha como intuito diminuir a ansiedade, Trata-se de um exercício mental que requer apenas intenção, vontade e prática, para que, com o tempo, a pessoa exerça um controle melhor de como ela enfrenta as experiências de seu cotidiano.

Pensando nisso, no post de hoje, vamos destacar 5 atitudes ensinadas pelo mindfulness que lhe ajudarão a reduzir o desconforto causado pela ansiedade, melhorando, assim, a sua qualidade de vida. Acompanhe!

1. Intenção ou vontade

Como o pessoal do Mindful bem destaca, esta atitude é a base para todas as outras. Antes de tomar os próximos passos no controle da ansiedade, é a sua intenção que lhe colocará no caminho do mindfulness para atingir o seu objetivo.

2. Reconhecimento e não-rivalidade

Um dos principais ensinamentos do mindfulness é encarar as situações como elas são, evitando imprimir nossas avaliações, expectativas e julgamentos sobre elas.

Reconhecer o momento de ansiedade e não tentar imediatamente sair dele ou contorná-lo vai ajudar a entender o que está acontecendo melhor e, assim, realmente fazer progresso. Aceitar esse tipo de experiência também ensina a lidar melhor com os sentimentos e sensações físicas geralmente acompanhados por ela.

3. Autoconfiança

Uma atitude que ajuda muito a encarar os momentos da sua vida como eles são é a autoconfiança. Quando uma pessoa confia nela mesma e em sua capacidade, as respostas naturais de fuga do corpo numa situação de ansiedade podem ser diminuídas e o indivíduo se sente preparado para aceitar e interpretar o momento como ele é, ajudando na tomada de decisões.

4. Autocompaixão

Como o Mindful bem observa, a maioria das pessoas não permitiria que os outros a tratassem como elas mesmas se tratam. Geralmente, somos bastante exigentes conosco e não nos enxergamos com gentileza nem em situações difíceis, como nos momentos de ansiedade.

O autoconhecimento, autoconfiança e outras atitudes trazidas pelo mindfulness levam à autocompaixão, que vai lhe trazer conforto em experiências mais difíceis e ajudar a diminuir a ansiedade.

5. Equilíbrio

Entender os acontecimentos como eles realmente são e sem julgamentos vai ajudar a lhe trazer sabedoria para entender que há uma infinidade de experiências na sua vida, passadas e futuras, e que um momento de ansiedade ou outras dificuldades são apenas passageiras.

Essas atitudes e muitas outras são ensinadas pela prática do mindfulness e podem ajudar a diminuir a ansiedade e o stress, além de trazer outras inúmeras vantagens para a sua capacidade e produtividade no trabalho e em sua qualidade de vida.

Se você ainda não conhecia o conceito do mindfulness, aprenda um pouco mais sobre o assunto clicando aqui! Para se manter atualizado sobre as novidades a respeito do mindfulness e conferir outros posts do blog, não deixe de assinar a nossa newsletter!

Compartilhar: