Você estava tendo um dia ótimo, conseguiu resolver todas as pendências no trabalho, almoçou com calma e começou até mesmo a planejar para chegar mais cedo em casa. Mas bastou um acontecimento para que toda a sensação de tranquilidade que você estava sentindo fosse embora e desse lugar ao estresse.

Pois saiba que, por mais que não percebamos, muitas vezes temos alguns hábitos que causam stress e que podem ser mudados. Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura deste post e conheça algumas atitudes que você deve evitar em prol da sua saúde mental e como fazer isso. Confira:

1. Tentar escapar de experiências desagradáveis

Você não deve passar toda a sua vida tentando escapar de experiências desagradáveis. Isso só fará com que a sua ansiedade aumente, já que não pode aproveitar ao máximo as surpresas que a vida pode te proporcionar.

Apesar de não gostarmos de passar por momentos difíceis, eles se mostrarão importantes para que saibamos dar valor ao que temos e para que tenhamos a certeza de que somo capazes de encontrar formas para dar a volta por cima.

2. Viver no piloto automático

Esse é um hábito prejudicial para a saúde mental, pois, na maioria das vezes, não percebemos como isso nos está afetando. Para evitar o stress, é muito importante ter consciência de nossas ações, de modo a fazer escolhas assertivas e que não nos proporcionará problemas no futuro.

3. Cobrar demais de si mesmo

Às vezes nem tudo acontece da forma que esperamos e, apesar de termos nos esforçado para alcançar determinado objetivo, acabamos falhando. No entanto, isso não quer dizer que você deva cobrar demais de si mesmo ou achar que você não tem talento ou capacidade para tanto.

Afaste de você qualquer sentimento negativo, como raiva ou arrependimento. Compreenda quais são as suas limitações e busque entender o que pode estar atrapalhando a sua trajetória para o sucesso.

4. Alimentar os próprios medos

Alimentar os próprios medos é um dos hábitos que causam stress. Essa atitude apenas criará um círculo vicioso, que te proporcionará apenas mais angústia e chateações. Portanto, tire qualquer pensamento da sua cabeça que possa estar contribuindo para que os seus medos ganhem cada vez mais força.

5. Viver pensando no passado ou no futuro

Se você passa a maior parte do seu tempo se lamentando por algo que aconteceu no passado ou ansiosa pelo que ainda vai vir, saiba que essa postura pode estar afetando a sua saúde mental e propiciando que o seu stress aumente.

A palavra-chave nesse momento é desapegar: Não se preocupe mais com ações passadas e que não tem solução ou viva pela expectativa de que no futuro algo melhor surgirá. Viva o hoje, aproveite cada momento e, se sentir que está com o coração pesado, dê uma pausa no que está fazendo e respire de forma longa e profunda. 

Lembre-se de que a meditação é uma maravilhosa aliada para lidar com o stress.

Já percebeu que têm hábitos que causam stress? Ficou com alguma dúvida de como evitá-los? Compartilhe a sua experiência com a gente!

Compartilhar: