Não é novidade que a insegurança prejudica o dia a dia, independentemente se o cenário for pessoal ou profissional. A falta de segurança afeta as relações, a produtividade no trabalho e até a comunicação na sua totalidade. Se identificou com os problemas? Então você também vai se identificar com as soluções: hoje vamos mostrar como vencer a insegurança.

Há mudanças que podem parecer pequenas, mas que, quando colocadas em prática, rotineiramente, provocam um novo olhar e uma grande revolução. Você sabe de quais alterações de comportamento estamos falando?

Continue a leitura do post e descubra o que derrota a insegurança!

Como vencer a insegurança?

Você já deve conhecer aquela famosa história de que “o seu mundo é reflexo do seu pensamento”. Ter uma vida positiva, alegre e cheia de realizações é o que você deseja? Comece sabendo que, segundo um estudo de Harvard, uma vida cheia de distrações não corresponde à uma mente feliz: ou seja, focar é preciso!

Além disso, seguir o modo de viver em que as experiências seguem o reflexo do seu pensamento, tem relação direta com uma vida satisfatória e um jeito de agir seguro e com menos autocríticas.

Já ficou claro que vencer a insegurança corresponde a viver melhor? Então o próximo passo é conhecer e aplicar as dicas a seguir. Confira agora!

Aceite o presente para melhorar o futuro

Aplicar força contra os seus sentimentos não é uma boa ideia, já que dessa forma, esses pensamentos ficam presos e se tornam parte do que você é. Assim que identificar uma ideia negativa ou algo que tire a sua confiança, reconheça, aceite e deixe-a ir.

Uma boa dica é: quando você observar um comportamento inseguro, concentre-se e diga para si mesmo “eu aceito esse pensamento e ele está livre para ir embora”. Existe também outro aspecto crucial para ser aceito: você e suas características positivas.

Há pontos fortes na sua personalidade, deixe de focar apenas no que lhe impede de produzir e viver bem e passe a dar ouvidos ao outro lado!

Entenda o valor contido no medo

Os temores paralisam e impedem muitas pessoas de agir, mas vale lembrar que o medo, em uma taxa mínima, também tem valor. Não sabe do que estamos falando? Imagine que alguém entra no escritório comentando que o chefe do grupo está de mau humor.

É possível prever o comportamento dos profissionais quase que de forma instantânea: eles passariam a agir de maneira mais focada, evitando alguns erros que poderiam passar despercebidos na rotina de trabalho. Viu? É possível perceber que, nas situações em que o medo aparece, nos tornamos mais cautelosos e assertivos.

Aprender a viver com o que se tem pode ser um grande passo para vencer a insegurança. Comece a perceber as suas atitudes corretas enquanto o medo, mesmo estando presente, não dita as regras.

Conquiste uma vida mais saudável por meio da meditação e do mindfulness

Os benefícios da meditação se tornam claros após tornar a prática rotineira: ao meditar durante 1 hora diariamente, as mudanças em relação às emoções já podem ser notadas. Podemos citar a diminuição drástica do estresse, da ansiedade e da depressão.

Além disso, alterações positivas no corpo também aparecem, como o alívio de dores, o fortalecimento da função imunológica, o aumento da qualidade respiratória, a melhora da produtividade, da capacidade de aprendizagem e o aumento notório do foco e da concentração.

A prática do mindfulness também propõe que você tenha uma vida mais equilibrada, auxiliando no processo. Além disso, o exercício dela torna as suas ações mais eficientes e aumenta a sua atividade cognitiva. Consegue ver a relação dessas qualidades com a missão de vencer a insegurança? Nós também!

Aumentar os resultados e viver de forma equilibrada resulta, é claro, em alguém extremamente seguro de suas ideias, pensamentos e atitudes. Depois de ter conferido as nossas dicas econhecido um pouco mais sobre o mindfulness, podemos então dizer que você já sabe como vencer a insegurança!

Conte conosco para se conectar com a melhor versão, profissional e pessoal, de si mesmo. Entre em contato para saber como!

Compartilhar: