Dentro de um escritório onde a rotina é agitada, as conversas são altas e o estresse está sempre rondando o cotidiano, é importante desenvolver estratégias, como utilizar o mindfulness no trabalho, para que isso não prejudique a qualidade de vida dos funcionários e a produtividade.

Mesmo que possa parecer muito diferente da meditação tradicional, a postura da mindfulness ou atenção plena traz benefícios muito parecidos com o daquela prática.

Em termos simples, a atenção plena pode ser traduzida como o hábito de fazer uma coisa de cada vez, com atenção ao seu estado emocional.

Neste artigo, você vai entender como a técnica pode diminuir o estresse no ambiente de trabalho e descobrir como contratar empresas que fazem treinamentos sobre o tema!

Quais são os malefícios do estresse no ambiente de trabalho?

Antes de explorarmos melhor as técnicas de mindfulness, é importante conscientizar-se sobre como o estresse faz mal à vida pessoal dos colaboradores e à produtividade da empresa.

Biologicamente, o estresse é uma reação emocional e física do corpo a situações de pressão e perigo. Isso acontece com a liberação de hormônios que fazem disparar nossos batimentos cardíacos.

Essa reação do corpo até tem utilidade em certas situações (como quando precisamos fugir de um perigo, por exemplo), mas, no geral, a vida moderna traz mais ansiedade do que o necessário.

Em excesso, ele faz a pessoa adoecer e ter problemas como hipertensão, diabetes e distúrbios da tireoide. Além disso, o estresse costuma influenciar no surgimento de transtornos mentais, como depressão e ansiedade.

No ambiente de trabalho, os fatores que mais costumam causar estresse são a falta de reconhecimento do profissional, a competição entre os colaboradores, o trabalho excessivo e as cobranças pelo alcance de metas.

Mesmo que a intenção das cobranças seja a de aumentar a produtividade, com o estresse tudo se torna contraproducente. Os funcionários ficam improdutivos, conflitos entre os colegas de trabalho surgem com mais frequência, aumenta o número de faltas por motivos de doenças e os resultados ficam longe de ser alcançados.

Nos Estados Unidos, o estresse tem gerado um prejuízo de US$ 300 bilhões anuais, quando os gastos com saúde e perda de produtividade devido às faltas são consideradas.

Por que o mindfulness no trabalho ajuda a reduzir o estresse?

O mindfulness ajuda a reduzir o estresse em qualquer aspecto da vida porque ele faz você evitar o excesso de estímulos externos e uma grande quantidade de pensamentos ao mesmo tempo, que gerem cansaço em nosso cérebro. Afinal, toda vez que o cérebro alterna seu foco, ele precisa de mais energia.

Com o mindfulness, os funcionários são estimulados a focarem no momento presente, de forma similar às técnicas tradicionais de meditação!

As 3 principais dicas para fazer algo com atenção plena, ser produtivo e diminuir o estresse são:

  • faça uma coisa de cada vez, com calma e no tempo que ela pede;
  • tenha consciência das suas atividades, mantendo o foco;
  • conecte-se ao presente.

Como uma empresa deve aplicar esses treinamentos?

É importante perceber que a meditação pode ter vários formatos e seus benefícios já foram comprovados cientificamente. Os pesquisadores Daniel Goleman e Richard Davidson traçaram um panorama das pesquisas científicas que têm explorado seus benefícios no livro “A Ciência da Meditação” (Objetiva, 2017).

Sua empresa pode oferecer treinamento de atenção plena, focar em criar espaços com aulas semanais de meditação tradicional e estimular a meditação como hábito para ser desenvolvido até na casa das pessoas.

A melhor forma de ensinar essas técnicas aos colaboradores é procurar por uma empresa que ofereça treinamentos que fogem da abordagem tradicional de produtividade, como a Call Daniel. Ela oferece o treinamento Mind, que completamente desenhado para ensinar técnicas e tipos de meditação ao mercado corporativo.

Neste artigo, você compreendeu um pouco melhor sobre os conceitos de atenção plena e descobriu porque o mindfulness no trabalho melhora a produtividade e a saúde dos funcionários. Quando fazemos uma coisa de cada vez, o cérebro aproveita ao máximo sua capacidade de concentração e nossa produtividade sobe!

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