Mesmo que, normalmente, seja associada a um cenário místico e espiritual, a meditação com mantra também tem outros benefícios. Ela pode ser realizada inclusive para amenizar o estresse do trabalho. E, embora muitos ainda duvidem de seus efeitos positivos, existem estudos sérios que comprovam a eficácia da prática.

No mundo corporativo, não são raros os dias agitados e as situações em que a pressão e o senso de urgência estão presentes. Por isso, meditar é o hábito ideal para contribuir com a concentração e trazer mais clareza mental diante de impasses.

Mas o que são os mantras e como se dá o processo de meditação? As respostas para essas questões você encontra a seguir. Continue a leitura e confira!

O que é um mantra, afinal?

Entoar mantas é uma das principais maneiras de entrar em estado meditativo quando se precisa encontrar sintonia e auxílio. Para tanto, é fundamental que o praticante esteja inserido no contexto vibracional do som e realize sua pronúncia correta.

Essa ação já inicia, por si só, um processo de conexão, mas não é suficiente. De nada adianta tentar imergir em um estado de meditação se a mente estiver dispersa em outros assuntos.

É fundamental se concentrar para realmente ativar a energia de cada mantra. Além disso, é preciso atentar aos movimentos de inspiração e expiração para entrar nesse estado de consciência e, ainda, realizar exercícios respiratórios.

Lembre-se: meditar é uma jornada interna (e não uma ação religiosa ou espiritual). Escolhas as palavras certas para você e aproveite a experiência.

Como e quando usar meditação com mantra?

A meditação com mantra pode ser usada na busca por silenciar a mente ou alcançar um objetivo. Sendo assim, é bom que a prática seja feita em um local confortável e silencioso, que favoreça seu relaxamento.

Sente-se, feche os olhos e repita o mantra escolhido. O ato da repetição é o que ajuda a atrair a concentração, então é preciso ser consistente se quiser realmente absorvê-lo.

É natural que, a princípio, a mente se perca. Porém, persistir é o caminho para o sucesso. Quando você alcança o estado adequado, consegue visualizar melhor aquilo que tanto quer e, com o tempo, a tendência é que os resultados melhorem.

Quais dicas de mantras aproveitar?

Sem dúvidas, o mantra “Om” é o mais popular e usado quando o praticante deseja manifestar sua intenção no mundo físico. De fácil pronúncia, a palavra é bastante confortável e de som ameno, o que possibilita encontrar rapidamente a vibração necessária para o efeito desejado.

Se você enfrenta momentos de raiva ou solidão, repetir “amor” também pode ser um mantra poderoso. O mais importante é focar no sentimento e tentar se lembrar do quanto ele é grande, além das diversas formas como se manifesta.

Entoar “eu sou”, por sua vez, é uma maneira de reconhecer sua existência, mas também de induzir o estado ao qual você deseja chegar. “Eu sou feliz”, “eu sou um sucesso”, “eu sou competente” e demais variáveis, por exemplo, são afirmações positivas que se encaixam muito bem no contexto corporativo.

Seguindo os passos acima, é possível se preparar para um novo dia de trabalho e realizar suas atividades com mais disposição, tranquilidade e bom senso.

Agora que você conhece os benefícios práticos da meditação com mantra, que tal descobrir como controlar a raiva e o temperamento explosivo para transformar sua postura profissional de vez? Até a próxima!

Compartilhar: