Ser produtivo significa produzir mais ou melhor de algo, gastando menos do que o normal. Significa gastar menos tempo ou energia produzindo e ficar com mais tempo ou energia disponível para, por exemplo, criar, pensar estrategicamente, ter boas ideias, se divertir, estar com quem se gosta ou até “fazer nada”…

Significa principalmente, ter equilíbrio.

Não perceber que ser produtivo implica em equilíbrio pode prejudicar sua produtividade. O desequilíbrio por si só já atrapalha a vida de um profissional. Pode ser em volume de horas mal distribuídas, em alimentação desregulada, foco disperso, pouco repouso…

O fator equilíbrio é uma questão de logística para qualquer empresa. A produtividade, o “ser produtivo”, requer seu empenho nesta busca equilibrada de produção com organização dentro e fora do ambiente empresarial. A antiga visão de que para ser produtivo é necessário muito sacrifício está ruindo, como comenta um artigo do site O Gerente   “…a relação entre Produtividade e Sacrifício é, na verdade, inversamente proporcional – ou seja, mais sacrifício, menos produtividade…”.

Então para ser produtivo será necessário considerar as particularidades relativas a pessoa, ao local e a situação específica, buscando um equilíbrio favorável entre empenho e benefícios. Por exemplo, ficar até de madrugada preparando-se para a reunião de amanhã e chegar cansado a reunião, sem a vitalidade necessária para agir produtivamente lá, será uma boa escolha? Existe a possibilidade de conseguir sucesso chegando disposto, sem a devida preparação. Mas o caminho ideal seria organizar-se o bastante para terminar a preparação em tempo de descansar o suficiente. Esta solução visa a produtividade considerando bem o equilíbrio entre empenho e benefício.

Num artigo sobre o que os especialistas em produtividade recomendam o Ig diz “ O que os consultores de carreira costumam orientar primeiro é entregar os melhores resultados, dentro dos prazos e, de preferência, dar à empresa mais do que é esperado de você. Em poucas palavras, você tem de ser produtivo…”

Depois de analisar melhor cada situação antes de definir o que significa ser produtivo nela, você pode decidir buscar mais dicas, métodos ou técnicas para alcançar sua produtividade. Experimente ler nosso artigo “Saiba como Aumentar sua Produtividade“. Também desenvolvemos um e-book sobre este assunto que você pode obter como cortesia aqui na Call Daniel.

Abraços 

+Produtividade -Estresse

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade

imagem: programaeducamaisbrasil.blogspot.com

Compartilhar: